.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 01 de Outubro de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos das escolas municipais visitam os Correios em Tupã

Alunos das escolas municipais visitam os Correios em Tupã


Todos os alunos do pré I e II da rede municipal estão participando do Projeto “Literatura e a formação do leitor na educação Infantil”

Na última semana;* os alunos do pré II da EMEI “Cíntia dos Reis” visitaram a agência do Correio na Praça da Bandeira e à tarde a distribuidora do Correio localizada na Rua Piratinins. A visita aos Correios faz parte do Projeto “Literatura e a formação do leitor na Educação Infantil”;* Etapa 2 – O carteiro chegou;* que se estende para todos os alunos matriculados no Pré II da rede municipal.

Os alunos da EMEI “Cíntia dos Reis” estiveram acompanhados da professora Luciane Massola de Lima e de monitoras. Vinicius da Costa;* 5 anos;* disse que o passeio estava bem divertido: “gostei de conhecer tudo o que vi”. Já seu amigo;* Ezequiel Rodrigo dos Santos;* 5 anos;* disse que estava gostando muito do passeio: “é muito legal”. Também a Maria Clara Venâncio;* 6 anos;* disse que adorou conhecer os Correios: “conheci diversas salas e também gostei de saber de onde vem nossas cartas”.

O Projeto “Literatura e a formação do leitor na Educação Infantil” foi desenvolvido pela equipe pedagógica da Secretaria da Educação;* coordenada pela Professora Doutora Luciana Ferreira Leal;* para atender ao público do Pré I e II. Segundo a professora Luciana;* “ensinar literatura de um ponto de vista em que se almeja formar a humanidade dos leitores é deixar de considerar o texto literário apenas como mero pretexto para estudo de temas transversais ou de regras comportamentais. Ou seja;* ensinar literatura na escola;* na perspectiva da humanização que possibilita esse tipo de texto;* não significa ensinar técnicas para se produzir um texto literário; ou ensinar lições de moral; ou ainda ensinar de modo agradável diferentes conteúdos escolarizados. Ensinar literatura ou ensinar por meio dela é construir um ambiente de reflexão sobre a linguagem;* que possibilite ao aluno pensar e refletir sobre os efeitos;* usos e funções do ler e do produzir texto;* é possibilitar ao aluno refletir sobre o texto lido ou ouvido e;* a partir disso;* produzir novos textos (orais ou escritos).”

Enquanto o pré I desenvolve o trabalho com o livros Contos do Bicho do Mato de Ricardo Azevedo;* o pré II desenvolve a sequência didática proposta para o livro O Carteiro chegou;*de Janet & Allan Ahlberg;* publicado pela Companhia das Letrinhas;* em 2008.

Faz parte da sequência didática do pré II;* o trabalho com diversos gêneros epistolares e a escrita e postagem de cartas endereçadas aos alunos de Pedagogia da FACCAT;* que responderão as mesmas;* pois a equipe pedagógica da Secretaria da Educação compreende que o processo de ensino-aprendizagem deve envolver situações reais de interlocução. Além disso;* cabe ao professor explorar;* no processo de elaboração da carta;* quais recursos textuais utilizar para a finalidade discursiva que terá a carta que estão elaborando. Também não se deve esquecer dos elementos essenciais que constituem o gênero “carta”. Todos os alunos do pré II visitarão o correio e realizarão a postagem da carta.

Segundo o secretário da educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* de acordo com o público alvo a que se destina este projeto;* os objetivos que visamos alcançar com seu desenvolvimento são: despertar o gosto pelo texto literário de boa qualidade estética; formar leitores competentes; desenvolver o lado lúdico da leitura; trabalhar com situações problemas que garantam a construção de conhecimento sobre Leitura e escrita; contribuir para a compreensão da criança de que a linguagem;* como atividade discursiva e cognitiva;* é uma forma de representação da realidade; ampliar as possiblidades de interação interlocutiva por meio da linguagem; e contribuir para a compreensão de que a linguagem;* sobretudo a literária;* é um meio de transformação da realidade empírica.

401 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.