.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 25 de Abril de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Exames de prevenção do Câncer de Colo Uterino aumentam em relação a 2012

Exames de prevenção do Câncer de Colo Uterino aumentam em relação a 2012


Exames de prevenção do Câncer de Colo Uterino aumentam em relação a 2012

Saúde informa que houve aumento de 8% dos exames em relação ao primeiro trimestre de 2012

A Secretaria Municipal da Saúde informou que no primeiro trimestre de 2013 houve um aumento em 8% dos exames realizados;* em comparação com o mesmo período do ano de 2012. A diretora de Saúde;* Silmara Góes;* disse que é necessário ampliar o número de exames realizados. “Todas as mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência e realizar o exame”.

No município todas as unidades de saúde estão equipadas para a realização do exame que é gratuito e indolor. Os exames devem ser realizados assim que iniciar a vida sexual; realizar o exame preferencialmente no quinto dia após o termino da menstruação; não usar creme vaginal e nem submeter-se a exames intravaginais por 2 dias antes do exame.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância da realização do exame preventivo de câncer de colo de útero e orienta que as mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima de suas casas.

O Câncer de Colo de Útero é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero;* que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras e são curáveis na maioria das vezes. Se não tratadas podem;* após alguns anos;* se transformar em câncer.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) coloca que o câncer de colo uterino constitui grave problema de saúde que atinge as mulheres em todo o mundo. É o segundo tumor mais freqüente na população feminina;* atrás apenas do câncer de mama;* é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O câncer do colo do útero;* também chamado de cervical;* demora muitos anos para se desenvolver.

As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou);* por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano;* o HPV;* com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. Mulheres diagnosticadas precocemente;* se tratadas adequadamente;* têm praticamente 100% de chance de cura.

Prevenção

A infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento do câncer do colo do útero. Estudos demonstram que o vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer cervical. A prevenção pode ser feita usando-se preservativos (camisinha) durante a relação sexual;* para evitar o contágio pelo HPV.

Os principais fatores de risco estão relacionados ao início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. Deve-se;* evitar o tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados) e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais;* hábitos também associados ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.

Importância

O exame Preventivo do Câncer de Colo Uterino é importante porque detecta alterações celulares que podem levar a esse tipo de câncer e o vírus HPV;* que está relacionado ao desenvolvimento da doença. O exame detecta também doenças parasitárias que afetam a saúde da mulher e de seu parceiro sexual.

354 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.