Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Semana de Educação apresenta diferencial ao criar comissão científica
Evento deixa de ser apenas ciclo de palestras para se tornar referencial em produção científica;* oferecendo aos participantes debates críticos e publicação das obras
A Semana de Educação de Tupã apresentou neste ano de 2014;* um dos maiores;* senão o maior salto de qualidade de suas treze edições realizadas. Ao criar uma comissão científica;* definir eixos temáticos e receber trabalhos para apresentações nos eixos de comunicação e posterior publicação em anais;* o evento local alcança um patamar que poucas instituições na região apresentam.
Segundo a professora Dra.Luciana Leal;* incentivadora e organizadora deste evento científico;* as publicações servirão como importante fonte de informações para a comunidade educacional;* indicando o estado do conhecimento e as novas tendências e oportunidades no campo da área de formação de professores. Luciana diz ainda que os textos completos das comunicações e os trabalhos aprovados pela Comissão Científica do evento forma publicados no CD dos Anais;* da XIII Semana da Educação de Tupã;* com a temática: Formação continuada de professores: a relação teoria e prática e a literatura em debate. Após o evento;* os anais ficarão disponíveis no site da Semana da Educação.
A Comissão Científica deste evento tem a presença de professores mestres e doutores;* contando com Prof. Dr. Marcos Leite da Silva;* Prof. Drª. Luciana Ferreira Leal;* Profª. Ms. Agnes Iara Domingos Moraes;* Prof. Ms. Fernando Rodrigues de Oliveira;* Prof. Ms. Valdir Pedro Berti. “Reunimos uma equipe qualificada;* engajada e preparada para avaliar os trabalhos e definir quais teriam condições de publicações;* quais os eixos temáticos e como coordenar e realizar as comunicações”;* disse a professora Luciana Leal.
Para recebimento e apresentação dos trabalhos foram definidos 12 eixos temáticos;* que de forma abrangente;* englobaram várias áreas de pesquisa. Os eixos temáticos definidos foram: Literatura e outras linguagens;* Pesquisa didática e bolsa alfabetização;* Práticas pedagógicas do trabalho docente;* Educação Inclusiva;* Educação de jovens e adultos;* História e filosofia da Educação;* Educação;* arte e movimento;* Alfabetização e letramento;* Educação ambiental;* Políticas educacionais;* gestão de sistemas e organizações;* trabalho e movimentos sociais;* Processos educativos e desenvolvimento humano;*Tecnologia e educação.
As sessões de comunicação foram realizadas na quarta e quinta feiras;* no período da tarde;* das 14 às 17h3;* nas salas de aula da FACCAT;* parceira da prefeitura na realização da Semana de Comunicação. O Eixo 1 – Literatura e outras linguagens foi coordenados pelos professores pesquisadores Profª. Drª Luciana Ferreira Leal e Prof. Dr. Thiago Alves Valente;* do Paraná; o Eixo 2 - Pesquisa didática e bolsa alfabetização ficou a cargo dos coordenadores: Prof. Doutorando Fernando Rodrigues de Oliveira e Prof. Mestrando José Rogério da Silva; o Eixo 3 – Práticas pedagógicas do trabalho docente foi coordenado pela Profª. Especialista Alessandra Loureiro da Silva e Prof. Mestre Valdir Pedro Berti; o Eixo 4 – Educação Inclusiva e Eixo 12 - Tecnologia e educação foi coordenado pela Profª. Doutoranda Agnes Iara Domingos Moraes e Prof. Doutorando: Cláudio Rodrigues da Silva;* de Marília; o Eixo 6 – História e filosofia da Educação e Eixo 10 Políticas educacionais;* gestão de sistemas e organizações;* trabalho e movimentos sociais ficaram sob a coordenação da Profª. Doutoranda Agnes Iara Domingos Moraes e Prof. Dr. Marcos Leite da Silva
ISBN
Outro grande diferencial deste evento de comunicações foi a implantação do sistema digital de identificação dos anais de comunicação. O evento de Tupã tem registro ISBN: 978-85-68438-01-5. Segundo a comissão científica;* o ISBN;* “International Standard Book Number” - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título;* o autor;* o país;* a editora;* individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software;* seu sistema numérico é convertido em código de barras;* o que elimina barreiras lingúísticas e facilita a circulação e comercialização das obras.
Criado em 1967 por editores ingleses;* o sistema passou a ser amplamente empregado;* tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas;* até ser oficializado;* em 1972;* como norma internacional pela International Organization for Standartization - ISO 2108 - 1972. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN;* que orienta;* coordena e delega poderes às agências nacionais designadas em cada país. Desde 1978;* a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira;* com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.
Uma vez fixada a identificação;* ela só se aplica àquela obra e edição;* não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados;* razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica;* concorrendo para a integração cultural entre os povos.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.