Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Alunas comercializam parte de suas confecções e geram renda extra
Cada vez mais o artesanato está em moda. Hoje os produtos industriais imperam no mercado consumidor por inúmeras vantagens. Mais o ramo do artesanato desde os tempos anteriores a revolução industrial nunca desapareceram das lojas e das compras no mundo inteiro.
E os cursos de artesanatos cresceram muito nos últimos anos. Um dos fatores que pode explicar tal fenômeno é a valorização e confecção de produtos mais elaborados e com personalidade própria. A aluna da Escola Profissionalizante;* Silvia Kobayashi;* que reside em Bastos e vem regularmente em Tupã para aprender o bordado em fitas é um exemplo desta alta dos produtos artesanais. A Escola Profissionalizante vem oferecendo estes serviços para confecção de artesanato por meio da Secretaria de Assistência Social.
Silvia contou que freqüenta a Escola Profissionalizante há algum tempo e que desde que começou;* já aprendeu vários artesanatos por meio do curso de tricô;* bordado a mão;* corte e costura. Disse que seu amigo a presenteou com uma peça artesanal. “Ele disse que a partir de agora só ia dar produtos feitos artesanalmente por que é mais chique”. De acordo com Silvia;* o artesanato tem impresso o estilo dos seus criadores;* os artesãos. “O artesanato está na moda. São peças únicas”.
Em cada sala há alguém de outra cidade aprendendo algum dos cursos oferecidos pela Escola profissionalizante. Conceição Aparecida Rossi;* coordenadora da Escola Profissionalizante disse que há muitas alunas de outras cidades;* especialmente de Iacri;* Bastos;* Herculândia;* Arco-Íris e Parapuã. Conceição disse que está neste ramo há 25 anos. “É muito gostoso fazer artesanato. Já fui monitora;* agora coordeno os cursos. Aqui eu ajudo e aprendo também”.
Atualmente há na Escola Profissionalizante uma loja com diversos artesanatos de cama;* mesa e banho. Quem visitar a loja também encontrará diversos artigos para bebê;* cozinha e tapetes de crochês. Conceição disse que a loja é muito procurada. O dinheiro arrecadado vai para a Secretaria de Assistência Social;* para reparos no prédio e materiais da escola. A loja fica dentro da Escola Profissionalizante;* que está localizada na Rua Brasil;* 436.
A secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* disse que a Escola profissionalizante tem a vocação de gerar renda;* trabalho e oportunidades para toda população. “Gostaria que a população conhecesse mais a Escola Profissionalizante que tem monitoras de alto gabarito. Um exemplo;* são os uniformes dos alunos da rede municipal que foram todos confeccionados pelas costureiras. São muito bem feitos”.
Renda- A monitora do curso de Costura Industrial;* Regina Maria Benedetti Manfio;* disse que muitas alunas comercializam os produtos artesanais confeccionados por elas. “ Tem alunas que abriram firma;* outras fazem para presentear os familiares e amigas;* outras porque querem trabalhar em firmas”. Regina disse que elas trabalham em cima de modelagens já prontas. “Com base nestas modelagens elas confeccionam pijamas;* vestidos e agasalhos”.
Já a monitora do curso de Bordado a Mão;* Maria Del Vale;* disse que a maioria das alunas ficam vários anos aprendendo diversos cursos. “Muitas alunas estão fazendo os cursos há anos. Aprendem um curso depois aprendem o outro e assim vai. É difícil ficar fora da escola. Tem alunos que ficam 5 e 6 anos aprendendo diversos tipos de artesanato”. Uma das muitas alunas que freqüentam o curso;* Maria Aparecida Ferreira Ultrago;* diz que vende muito suas confecções a mão. “Eu vendo muitas que eu faço e também presenteio meus familiares e amigos”.
Sua colega de curso;* Alaíde Pereira Navarro;* disse que já fez os cursos de crochê;* macramé;* pedraria;* tricô e bordado. Alaíde tem mãos talentosas. Ela contou que no fim do ano as vendas aumentam. “Vendo o ano inteiro;* mas no final do ano vendo mais porque também vou guardando algumas peças. Faço por encomenda também”. O curso de Bordado em Fitas e Cianinhas também é sucesso. A monitora Mara Silva disse que as alunas são muito caprichosas ao confeccionar seus artesanatos. “Elas iniciam o curso aqui;* vem no horário delas e também se aperfeiçoam em casa”.
A aluna Ondina Barbosa de Oliveira disse que até exporta seus artesanatos. “Faço flores;* aplico nas toalhas e depois vendo para minhas vizinhas;* amigas e quando tem aniversário elas falam:Vamos lá na Ondina. Minhas toalhas já foram até para o Japão e da Edna para os Estados Unidos”. Para mostrar suas peças artesanais;* Ondina contou que usa o Facebook. “Eu mostro o que faço;* depois compartilho”.
Edna Chinaglia Trindade;* também revelou que vende parte de seus bordados em Fitas e Cianinhas para os Estados Unidos da América. “Eu adoro o curso. É bom para a cabeça. “Deixo o arroz e o feijão queimar quando estou concentrada nos meus bordados”;* brinca a aluna. Edna tem uma filha que mora do estado de Boston e comercializa parte de suas criações para lá. “Falo com ela regularmente e quando as amigas dela encomendam eu mando meus bordados para lá”.
No curso de pintura de Tela e Tecido;* a monitora Sueli Galego;* disse que suas alunas fazem pinturas maravilhosas. A aluna Sueli Batistetti Vicente;* disse que é com satisfação que faz suas obras. “Eu me distraio;* presenteio e agora estou fazendo para meu filho que vai se casar”. Disse que vende algumas das suas pinturas. Fazendo pintura em tecido;* Maria Silvia Carneiro;* disse que vende somente por encomenda. “Já vendi bastante fora e agora vendo para vizinhos;* amigos;* parentes. Minha família mesmo tem muitos telas feitas por mim”.
Outro curso que tem boa procura é o de Manicure. A monitora Luciana Oliveira diz que todas suas alunas saem do curso já praticando o que aprendeu. “Algumas são autônomas;* outras vão trabalhar em salão de beleza”. Andrielli Tabata;* uma das muitas alunas que freqüentam o curso;* falou da sua experiência. “Vim aqui para me profissionalizar e continuo em casa. Pretendo trabalhar neste ramo que existe muita demanda e requer bons profissionais”.
Sua colega de classe;* Milena Silva;* disse que está fazendo o curso por que foi incentivada por sua família que já tem salão de beleza. “Gosto muito do que faço”. A Escola Profissionalizante tem aproximadamente 400 alunas e funciona de manhã;* tarde e noite. O curso é realizado duas vezes por semana. Segunda e quarta-feira ou terça e quinta –feira. A Escola Profissionalizante fica aberta as sextas-feiras.
A Escola Profissionalizante conta com os seguintes cursos profissionalizantes: Bordado à mão;* Bordado em fitas;* Bordado à máquina;* Bordado Industrial;* Corte e Costura;* Costura industrial;* Crochê;* Macramé;* Manicure;* Pintura em tecido e tela;* Tecelagem
Trabalhos manuais;* Tricô e Corte de Cabelo.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.