Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Professores e gestores discutem os rumos da adequação curricular
Professores e gestores das escolas municipais se reuniram na semana passada para discutiram a importância da adequação curricular e do planejamento das sequências de atividades que serão desenvolvidas com os alunos.
A adequação curricular;* também conhecida como reforço escolar;* tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos educandos que apresentam nível de desigualdade com o ritmo da turma.
O trabalho de adequação curricular busca consolidar e ampliar os conhecimentos destes alunos;* enriquecendo suas experiências culturais e sociais;* ajudando assim a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
Para detectar os alunos que necessitam desse trabalho as escolas municipais de Ensino Fundamental utilizam diversos instrumentos de avaliação;* como provas;* observações de atividades realizadas em sala de aula;* exercícios de sondagem;* situações-problema;* trabalhos em grupo;* além de tarefas de casa.
Após o diagnóstico inicial as escolas organizam grupos de alunos que receberão adequação curricular no horário regular de aula. Essa foi uma alternativa da Secretaria Municipal da Educação e dos gestores das escolas municipais para garantir a frequência dos alunos e melhorar seu aprendizado.
Para que o trabalho de adequação curricular seja bem sucedido é imprescindível a dedicação e o acompanhamento dos professores;* que planejam em detalhes cada aula de recuperação;* prevendo tarefas para todos os grupos. Além disso;* os educadores também propõem sequências didáticas bem ajustadas às necessidades de aprendizagem de cada uma das crianças.
O secretário municipal de Educação;* Marcos Leite;* elogiou o trabalho realizado pelos professores da rede municipal e lembrou que a eficácia do reforço escolar depende não só da dedicação dos professores;* mas também do empenho dos alunos e o interesse dos país.
“Para que o trabalho de reforço escolar tenha êxito;* é necessário não só cuidado como planejamento;* com a definição de metas e escolha de alternativas envolvendo os educandos. É necessário ainda o esforço dos alunos e;* principalmente;* a união entre os pais;* as escolas e comunidade;* para assim se tornar uma ação articulada em conjunto”;* afirmou Leite.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.