Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura oferece serviço gratuito de castração de cães e gatos machos
"
A prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Saúde;* oferece a toda população o serviço de castração gratuita de cães e gatos machos. O procedimento cirúrgico é realizado no Centro de Zoonoses;* que foi reestruturado para realizar as cirurgias de castração com total segurança.
“Para realizar as castrações reestruturamos o Centro de Zoonoses;* que hoje conta com uma sala cirúrgica isolada e uma equipe capacitada para realizar o procedimento de acordo com as normas sanitárias e de segurança”;* afirmou a secretária de Saúde;* Rosângela Urel.
Ela explicou que para castrar o cão ou gato macho;* o interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde;* localizada na rua Paiaquás;* 670;* munido de algum documento pessoal com foto;* para agendar a cirurgia. Segundo Rosângela;* o Centro de Zoonoses está realizando inicialmente 20 castrações por semana;* sendo 10 na segunda-feira e outras 10 castrações que serão realizadas no dia da semana que apresentar maior número de agendados.
“Estamos fazendo o possível para atender a população com toda comodidade;* mas precisamos que os interessados levem os animais nos dias agendados para que não haja acúmulo de demanda e;* consequemente;* maior demora no atendimento”.
A secretária de Saúde afirmou também que o Centro de Zoonoses está apto a ampliar o número de castrações semanais;* caso haja aumento na procura. Ela também destacou a importância do serviço de castração oferecido gratuitamente pela prefeitura para evitar a procriação indesejada de cães e gatos;* evitando o aumento do número de animais abandonados na cidade.
Segundo dados do último Censo Animal;* Tupã conta com 19.621 animais;* entre cães e gatos. Levando em consideração a última estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE);* que aponta 65.596 moradores em Tupã;* a cidade conta com um animal para cada 3;*6 habitantes;* índice considerado extremamente elevado.
“O serviço de castração;* infelizmente ainda tem registrado pouca procura. É importante salientar que a castração é a melhor forma de reduzir a incidência de animais nas ruas;* que hoje são principal foco de zoonoses;* tanto em animais quanto na população humana. Por isso;* esperamos que a população utilize o serviço de castração;* evitando procriações indesejadas e o aumento no número de errantes;* ajudando assim a dificultar a proliferação de doenças graves;* como leishmaniose”.
Rosângela informou ainda que além da castração de cães e gatos;* a prefeitura também já está providenciando a castração de fêmeas. De acordo com a secretária;* ao contrário dos animais machos;* que têm alta logo após a cirurgia;* as fêmeas necessitam de um período de internação aproximadamente de até 12 horas.
Como o Centro de Zoonoses também recebe animais suspeitos de doenças transmissíveis;* ele não pode manter instalações para internação;* o que impossibilita a castração de fêmeas.
“Para garantir a castração de caninos e felinos fêmeas a prefeitura está providenciando licitação para contratação de uma clínica particular. A prefeitura custeará a cirurgia e a internação sem gasto algum para a população”.
Importância da castração
A castração é um procedimentoque dura em média de 20 a 40 minutos e que consiste na retirada dos testículos dos machos e dos ovários e do útero das fêmeas. A cirurgia é segura e que favorece a rápida recuperação do animal;* sendo executada com anestesia geral;* o que proporciona o mínimo de desconforto aos cães e gatos.
Durante a ação são retirados os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos;* órgãos responsáveis pela reprodução. Os cães e os gatos podem ser castrados a partir dos seus 4 meses de idade;* sem que isto interfira no seu desenvolvimento normal. Também não há limite de idade para que um animal possa ser castrado.
Além do controle populacional;* a cirurgia evita também a incidências de várias doenças nos animais;* como tumores de próstata e de mama;* e também ajudar a moldar o comportamento em relação à agressividade e à demarcação de território.
Nas cadelas não castradas;* a incidência de câncer de mama é de 26%. Se castradas antes do primeiro cio;* a incidência cai para 0;*5%. Já nas gatas;* a castração antes dos seis meses de vida previne 90% dos tumores de mama.
Vale lembrar que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos;* o procedimento exige mais rapidez;* pois;* enquanto as cadelas entram no cio a cada 6 meses;* uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.
Mais informações sobre o programação de castração de cães e gatos podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde;* na rua Paiaquás;* 670;* ou através do telefone 3404-2200.
".
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.