.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Meio Ambiente - Segunda-feira, 01 de Junho de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitos da região se reúnem em Tupã para criação do Consórcio Intermunicipal de Cultura

Prefeitos da região se reúnem em Tupã para criação do Consórcio Intermunicipal de Cultura


A prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Cultura;* reunirá representantes de várias cidades da região na próxima segunda-feira para discutir a criação do Consórcio Intermunicipal de Arte e Cultura (CIAC) da Alta Paulista. O evento acontecerá partir das 9 horas;* na Câmara Municipal.

De acordo com o secretário municipal de Cultura;* Charles do Passos;* já está confirmada a participação de prefeitos e secretários de Cultura de vários municípios da região;* incluindo Tupã Adamantina;* Borá;* Oscar Bressane;* Arco-Íris;* Herculândia;* Iacri;* Lucélia;* Parapuã;* Piacatu;* Quatá;* Rinópolis;* São João do Pau d’Alho;* Nova Guataporanga;* e Rancharia.

Contando com apoio do prefeito Manoel Gaspar e do vereador Luís Carlos Sanches;* a Secretaria Municipal de Cultura já realizou várias reuniões mobilizando secretários;* dirigentes;* gestores e diretores de Cultura de toda a região para agilizar a implantação do Consórcio de Cultura.

Ele explicou que o Consórcio Intermunicipal de Cultura será formado por uma associação de municípios e tem por objetivo de buscar o desenvolvimento cultural da Alta Paulista. Segundo Charles a criação do Consórcio de Cultura ajudará a agregar mais valores aos serviços que podem ser executados em conjunto;* com muito mais facilidade;* eficácia e logística.

Charles afirmou também que a associação cultural terá força amplificada na sua abrangência;* pela junção dos municípios e a soma do número de seus habitantes nas suas demandas culturais. “O Consórcio de Cultura é uma entidade pública que une prefeituras da Alta Paulista para;* com a força de essa união;* pleitear recursos por meio de emendas;* projetos;* programas;* convênios;* editais e acordos diretos com as esferas governamentais e instituições culturais;* de forma a suplantar questões burocráticas que atravancam o desenvolvimento cultural dos municípios”;* explicou.

Ainda segundo Charles;* através do Consórcio de Cultura Orientar será possível potencializar os municípios consorciados na criação e desenvolvimento de projetos;* programas e eventos culturais de acordo com aptidão cultural do ente consorciado.

“O Consórcio de Cultura ajudará ainda os municípios a realizar o mapeamento do setor;* por meio de censo cultural;* que ajudará a identificar os segmentos artísticos;* número de artistas e aptidão cultural de cada município consorciado. Ele também fornecerá consultoria e assessoria sobre gestão de projetos; infraestrutura cultural; intercâmbio de saberes e fazeres; patrimônio material e imaterial; e programas de incentivo à leitura;* música;* dança;* artes plásticas;* teatro;* artes visuais;* circo e cultura popular;* contribuindo também para a realização de eventos;* feiras;* oficinas;* encontros;* debates e festivais”.

Segundo o secretário de Cultura;* o Consórcio de Cultura atuará ainda no planejamento de questões específicas como Cultura Caipira e seus desdobramentos; Cultura de Gêneros e Etnias;* entre elas Cultura Negra em sua perspectiva; Cinema;* Cineclubismo;* etc. e circulação de bens culturais entre as cidades consorciadas;* por meio das secretarias e departamentos municipais de Cultura.

“Outra importante atribuição do Consórcio de Cultura será orientar os municípios para que se adequem acordo com as normas federais e estaduais;* através do Sistema Nacional de Cultura;* Plano Nacional de Cultura;* Conselho Nacional de Cultura e Sistema Estadual de Cultura;* Plano Estadual de Cultura;* Conselho Estadual de Cultura e outras normas do Ministério de Cultura e Secretaria Estadual de Cultura para que possam receber o rateio do Fundo Nacional de Cultura”.

Para Charles;* o Consórcio Intermunicipal de Cultura será um importante instrumento não só para atrair recursos e investimentos;* mas também para a informação e formação de dirigentes municipais de Cultura;* gestores e produtores culturais;* artistas e fazedores de cultura. “O objetivo é fazer com que os setores culturais passem a trabalhar em sinergia com a evolução dos mecanismos de fomento e o protagonismo da sociedade civil;* que avança terrenos importantes do saber e do fazer cultural.

Ele enfatizou também que a criação do Consórcio de Cultura não representa a terceirização da Cultura;* pois além de ser um órgão público será também uma força conjunta de municípios com o objetivo de garantir a manutenção de seus projetos e ações culturais.

“É importante frisar que com o consórcio;* a Secretaria ou Departamento de Cultura não perde a função. Pelo contrário;* eles conquistarão mais projetos para a sua Pasta e terão papel fundamental no processo;* pois vão intermediar gerenciar a execução dos projetos e programas. Os conselhos e fundos municipais de cultura também não serão extintos;* pois são componentes do Sistema Municipal de Cultura que têm papel fundamental no processo”;* garantiu.

Charles destacou ainda que o consórcio poderá também dinamizar a conquista de recursos bem como ações culturais dos municípios consorciados;* que poderão contratar o consórcio;* dispensando licitação. “Vale ressaltar que da mesma forma;* quando o consórcio contrata algum serviço para atuar nos municípios;* deverá obedecer as leis do direito público;* como qualquer prefeitura;* já que o consórcio será fiscalizado por todos os entes consorciados e pelo Tribunal de Contas do Estado”.

O prefeito Manoel Gaspar parabenizou o trabalho realizado pela Secretaria de Cultura e pelo vereador Luís Carlos Sanches e destacou a importância da criação do consórcio para o desenvolvimento e fortalecimento regional da cultura.

Ele também ressaltou a importância da união dos municípios interessados e lembrou que a criação do consórcio será uma ação inovadora e que ajudará a impulsionar o setor cultural das cidades envolvidas. “O Consórcio Intermunicipal de Arte e Cultura da Alta Paulista será o segundo consórcio público específico na área da cultura existente no país. É um projeto ousado;* mas necessário. E com o apoio de todos os municípios acredito que este consórcio poderá representar uma verdadeira revolução cultural na nossa região”;* finalizou.

521 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.