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Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 25 de Junho de 2015

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Conclusão do curso de pós-graduação em alfabetização nas séries iniciais

Conclusão do curso de pós-graduação em alfabetização nas séries iniciais


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No último sábado;* aconteceu o encerramento do curso de Pós-graduação em Alfabetização nas séries iniciais;* momento em que os professores realizaram a exposição de banners com suas pesquisas desenvolvidas.

O curso de pós-graduação em Alfabetização teve duração de 18 meses;* perfazendo 600 horas. Oferecido;* pelo Governo de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal da Educação;* a todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental;* o curso objetivou orientar os professores na complexa ação pedagógica de garantir aprendizagem de leitura e escrita a todos os alunos; atualizar a formação dos profissionais que atuam como alfabetizadores;* preparar profissionais para atuarem como alfabetizadores; qualificar profissionais que cooperem na melhoria das relações de ensino aprendizagem; orientar professores para que formem alunos capazes de integrar uma comunidade de leitores;* compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita; refletir acerca do papel do professor enquanto mediador das aprendizagens;* das interações e dos cuidados de si;* do outro e do ambiente. O desafio de possibilitar aprendizagens desafiantes implica um professor conhecedor do desenvolvimento e das aprendizagens infantis. E;* principalmente;* de um educador que aposta nas crianças e confia em suas capacidades.

Ler e escrever não se resume a juntar letras;* nem a decifrar códigos: a língua não é um código – é um complexo sistema que representa uma identidade cultural. É preciso saber ler e escrever para interagir com essa cultura com autonomia;* inclusive para modificá-la;* do lugar de quem enuncia e não apenas consome.

Para o Secretário da Educação;* Prof. Dr. Marcos Leite;* “o desenvolvimento da competência de ler e escrever não é um processo que se encerra quando o aluno domina o sistema de escrita;* mas se prolonga por toda a vida;* com a crescente possibilidade de participação nas práticas que envolvem a língua escrita e que se traduz na sua competência de ler e produzir textos dos mais variados gêneros. Quanto mais acesso à cultura escrita;* mais possibilidades de construção de conhecimentos sobre a língua”.

Na ocasião;* a professora e formadora de Arte;* Valéria Batista Pereira Gomes;* compartilhou com os demais colegas e também com o Secretário Municipal da Educaçõa;* Prof. Dr. Marcos Leite;* o tema da sua pesquisa que foi: “Leitura de obras de arte – um processo aberto de aprofundamentos contínuos (entradas e enigmas do imaginário surrealista)”. A respectiva professora salientou que as imagens estão muito presentes em nosso dia-a-dia e são poderosas formas de comunicação e informação. Decifrá-las;* interpretá-las ou lê-las são necessidades fundamentais para qualquer tipo de atividade contemporânea. Desta forma;* trazer estas questões para dentro da sala de aula;* torna-se muito importante e;* por isto mesmo;* uma responsabilidade a mais para todos os envolvidos com o ensino. Por isso;* ampliar o entendimento sobre leitura de obra de arte pode-se dizer que seja o primeiro passo. Sendo assim;* é natural que a escola proporcione possibilidades para que os alunos possam;* por meio de discussões sobre as diferentes interpretações;* compartilhar significados e ampliar a visão do mundo. Pensando nisto;* a pesquisa teve como principal objetivo instigar no aluno a criação de uma atitude poética e crítica;* por meio de leituras contínuas;* levando-o a buscar e a decifrar enigmas do imaginário surrealista.

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