.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Segunda-feira, 06 de Julho de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura amplia serviço de castração de cães e gatos

Prefeitura amplia serviço de castração de cães e gatos


"

A prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Saúde;* está ampliando o serviço de castração de cães e gatos;* oferecido gratuitamente à população. De acordo com Rosângela Urel;* secretária de Saúde;* a prefeitura;* que já realizava o serviço de castração de cães e gatos machos através Centro de Controle de Zoonoses de Tupã;* também passa a oferecer a castração de fêmeas.

Ela explicou que para castrar o cão ou gato macho;* o interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde;* localizada na rua Paiaquás;* 670;* munido de algum documento pessoal com foto;* para agendar a cirurgia e assinar o termo de castração.

As cirurgias de caninos e felinos machos continuam sendo realizadas pelo Centro de Zoonoses;* que conta com veterinário responsável;* sala cirúrgica isolada e uma equipe capacitada para realizar o procedimento de acordo com as normas sanitárias e de segurança.

O Centro de Zoonoses está realizando inicialmente 20 castrações por semana;* sendo 10 na segunda-feira e outras 10 castrações no dia da semana que apresentar maior número de agendados. O número de atendimentos;* segundo Rosângela;* pode ser ampliado caso haja aumento na procura.

A secretária de Saúde informou que as entidades protetora de animais também podem entrar em contato com o Centro de Zoonoses para efetuar a castração de cães e gatos machos errantes.

Rosângela destacou ainda que os gatos deverão ser levados ao Centro de Zoonoses somente em gaiolas apropriadas. “Os gatos encaminhados para castração não devem ser transportados em sacos;* sacolas;* gaiolas de passarinho;* ou outra forma inadequada de transporte;* pois isso causa um enorme estresse nos animais e prejudica o consideravelmente o trabalho dos funcionários do Centro de Zoonoses”.

Já a castração de caninos e felinos fêmeas seguirá uma outra sistemática;* que foi definida durante reunião realizada nesta quarta-feira. O interessado deve também efetuar o agendamento na Secretaria Municipal de Saúde;* mediante apresentação de documento com foto e comprovante de endereço.

Posteriormente ele deverá retirar a guia de referência para agendamento do procedimento cirúrgico na Clínica Mercadog. Ela ressaltou também que será agendada apenas uma castração por endereço comprovado para animais domiciliados.

Rosângela informou ainda que foi firmada uma parceria com as entidades protetoras de animais com a finalidade de realizar a castração de cães e gastos fêmeas de rua. “As fêmeas recolhidas pelas entidades poderão ser encaminhadas para a Clínica Mercadog. Após serem submetidas ao procedimento elas serão devidamente fotografadas e postadas nas redes sociais”;* explicou. A previsão da Secretaria de Saúde é realizar 50 castrações de fêmeas por mês;* incluindo animais domiciliados e errantes.

Saúde pública

A secretária de Saúde enfatizou ainda que serviço de castração oferecido gratuitamente pela prefeitura tem por objetivo controlar a procriação indesejada de cães e gatos;* evitando o aumento do número de animais abandonados na cidade.

Além dos inúmeros benefícios que a castração traz para os próprios animais;* como a redução da incidências de várias doenças;* como tumores de próstata e de mama;* o serviço de castração também ajuda a reduzir o risco de transmissão de várias doenças.

“Quanto maior for o número de animais castrados na cidade menor será o número de animais vagando pelas ruas;* podendo se tornar transmissores de doenças. Nos locais onde os animais são castrados regularmente;* é menor o número de suscetíveis a doenças como a raiva;* a leishmaniose;* a sarna;* a esporotricose;* a criptocose e a toxoplasmose”.

Segundo ela;* a quantidade de cães e gatos abandonados;* além da questão de maus tratos;* é problema também de saúde pública. Segundo dados do último Censo Animal;* Tupã conta com 19.621 animais;* sendo 14.810 cães e 4.451 gatos.

Levando em consideração a última estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE);* que aponta 65.596 moradores em Tupã;* a cidade conta com um animal para cada 3;*6 habitantes;* índice considerado extremamente elevado e que pode aumentar ainda mais sem as ações de controle populacional de animais.

“É fundamental que população entenda que a castração não é uma forma de mutilar o animal e sim de prevenir algumas doenças graves e evitar o abandono de filhotes impedindo as ninhadas indesejadas que podem ajudar a propagar várias doenças entre a população”;* finalizou Rosângela.

Mais informações sobre o programação de castração de cães e gatos podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde;* na rua Paiaquás;* 670;* ou através do telefone 3404-2200.

"

340 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.