Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura informatiza setor de vacinação nos postos de saúde
Com o objetivo de aperfeiçoar a gestão dos serviços de saúde no município e melhorar o atendimento à população, a prefeitura de Tupã, através da Secretaria Municipal de Saúde, está informatizando o sistema de vacinação em todos os postos de saúde do município.
Para informatizar o sistema, a prefeitura disponibilizou recursos específicos em tecnologia para aquisição de 13 computadores de última geração, capacitação de mão-de-obra, além de estruturação e adequação física em todas as salas de vacinação.
“Todas as salas de vacinação já receberam computador com os devidos programas, que auxiliarão os profissionais a realizar cadastros, a registrar o número de atendimentos, entre outros dados referentes aos serviços de vacinação”, revelou Rosângela Urel, secretária municipal de Saúde.
De acordo com ela, o novo sistema implantado em Tupã será interligado ao Sistema de Informatização do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do governo federal, e ajudará a aprimorar o controle da aplicação das vacinas
Ela explicou que com a informatização do sistema de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde terá condições de realizar uma avaliação mais dinâmica e precisa quanto ao risco de ocorrência de surtos ou epidemias.
O registro das vacinas aplicadas e do quantitativo populacional vacinado, que serão agregados por faixa etária, período de tempo e área geográfica também possibilitará melhor controle sobre o estoque de vacinas necessárias para atender a população, garantindo também mais transparência às ações realizadas pela Secretaria de Saúde.
Segundo Rosângela, além de trazer inúmeras vantagens à equipe gestora de Saúde, a novidade também beneficiará a população, já que o novo sistema irá desburocratizar e agilizar o atendimento aos moradores. O trabalho de aplicação das vacinas e atualização de dados, que era realizado de forma manual, passará a ser realizado digitalmente, através da inserção das informações no banco de dados do sistema.
Ela destacou que o novo sistema também permitirá resgatar o histórico do paciente em caso de perda do cartão de vacinação e possibilitará controle do agendamento das doses subsequentes. A informatização do serviço de vacinação ajudará ainda a identificar os pacientes faltosos e usuários especiais, além de monitorar eventos adversos pós-vacinas e evitar duplicidade e perda de informações.
“O sistema poderá nos dar dados precisos em relação as campanhas e saberemos exatamente as pessoas que não foram vacinadas. Hoje, por exemplo, sabemos que a nossa meta da campanha de vacinação da gripe era 17.118 mil, mas até o dia 2 de julho foram vacinadas 13.290 pessoas. Pelo novo sistema será possível identificar e localizar as 3.828 pessoas que faltaram à vacinação e imunizá-la. Com esses dados, poderemos acionar as equipes de Saúde para fazer a busca ativa de quem estiver com a vacina em atraso, garantindo maior cobertura vacinal, e consequemente, maior controle sobre a doença”, exemplificou Rosângela.
A secretária de Saúde informou ainda que as equipes responsáveis pelas salas de vacinação também já foram devidamente capacitadas para operar o novo sistema. “Além de instalar os computadores a Secretaria de Saúde realizou o treinamento de 32 funcionários, entre enfermeiras e auxiliares, que já estão aptos a operacionalizar o sistema informatizado”.
Rosângela destacou que atualmente a Secretaria de Saúde está concluindo a fase de digitalizações das carteiras de vacinação das pessoas que estão na faixa faixas de 0 a 5 anos. Ela frisou que a população também pode contribuir para agilizar o trabalho de alimentação de dados no sistema levando o cartão SUS da criança juntamente com a carteira de vacinação nas próximas campanhas.
A secretária de Saúde finalizou lembrando que o novo sistema também ajudará a solucionar um antigo problema, que são os casos de pessoas que não possuem ou que perderam o cartão de vacinas, deixando de seguir corretamente o cronograma de imunização previsto pelo Ministério da Saúde.
“Muitas pessoas imaginam que a vacinação só é importante para as crianças e se esquecem que na idade adulta também existem vacinas necessárias para prevenir doenças. E infelizmente muitas pessoas perdem o cartão e se esquecem de se vacinar. Com o novo sistema os dados de todos os vacinados, seja criança ou adulto ficarão interligados e o cartão de vacinação poderá ser impresso em qualquer sala de vacina. Isso facilitará a emissão da segunda via para as pessoas que perdem a caderneta de acompanhamento das doses e que têm dificuldades de informar se realmente tomaram ou não determinada vacina. Com isso será possível melhorar o acompanhamento vacinal de todos, possibilitando controle total dos dados de cada vacinado”.
Quem ainda não possui o cartão de vacinação deverá procurar o Cadastro Único, que funciona junto ao Ambulatório de Especialidades Municipal (AMEM), na rua Tapajós 989, defronte à Sabesp.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.