Plantadores de mandioca conhecem dados estatísticos sobre o cenário da raiz
Plantadores de mandioca conhecem dados estatísticos sobre o cenário da raiz
Iniciativa da Secretaria de Agricultura aproxima universidade do produtor
Foi realizada nesta quarta-feira;* dia 3;* no Campus da UNESP de Tupã;* uma palestra sobre o canário atual do mercado da mandioca. O evento contou com a presença de cerca de 60 produtores rurais de Tupã e região.
O secretário de Agricultura;* Orlando Morandi;* disse que é preciso maior interação entre produtores e universidade. “Nossos produtores tem que aproveitar o conhecimento que a UNESP de Tupã tem em relação aos mercados de determinados produtos agrícolas. No caso aqui da mandioca;* nós resolvemos marcar este encontro que é para os produtores conhecerem mais sobre o mercado da mandioca e assim;* ter um planejamento para lidar com a cultura”.
A palestra foi ministrada pela professora assistente doutora;* Giuliana Aparecida Santini Pigatto;* que abordou dados estatísticos;* panorama e o cenário da mandioca no Brasil;* no Estado de São Paulo;* em Tupã e região.
De acordo com a docente Giuliana;* os níveis de produção para o EDR de Tupã e o município de Tupã se elevaram demasiadamente;* ano longo dos últimos 12 anos a partir dos dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA);* o que tem refletido em preços reais menos elevados (de poder real de recebimento do produtor;* apesar dos preços nominais estarem em ascensão (R$315 toneladas);* em maio de 2013;* por exemplo.
“Ainda que os preços nominais estejam altos;* principalmente com a redução de oferta pela maior região produtora;* a Nordeste;* devido aos períodos longos de estiagem;* a entrada na atividade por mais agentes ou;* até mesmo;* a elevação de produção pelos já atuantes;* deve ser ponderada;* analisada com cuidado”.
Os produtores disseram que a palestra foi muito interessante;* visto que eles ficaram sabendo de informações interessantes sobre o plantio e comercialização da raiz. Na oportunidade;* os produtores também tiraram dúvidas e apresentaram propostas para o fortalecimento da cultura da mandioca.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.