.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 16 de Setembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cadastro Único alerta famílias sobre atualização do cadastro

Cadastro Único alerta famílias sobre atualização do cadastro


Seguindo a campanha nacional que está sendo desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS);* o Cadastro Único de Tupã também está alertando as famílias sobre a necessidade de atualização do cadastro.

De acordo com Márcio Lira;* coordenador do programa em Tupã;* as famílias inscritas têm a obrigação e o compromisso de manter o seu cadastro sempre atualizado;* independentemente de serem ou não beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).

Segundo ele;* as famílias cadastradas deverão atualizar os dados em caso de alteração na situação de trabalho de qualquer um dos membros que compõe o domicilio e que altere a renda mensal familiar.

As famílias também devem ser informar mudanças na composição familiar (entrada ou saída de pessoas na família) e eventuais alterações de endereço;* de ano escolar;* de escola ou de município.

O coordenador do Cadastro Único informou ainda que caso não ocorra qualquer modificação na situação da família o recadastramento deverá ser feito obrigatoriamente a cada 2 anos.

Márcio Lira alertou que as famílias que não cumprirem a exigência da atualização de dados obrigatória poderão ter o benefício bloqueado e ainda correm o risco de ficarem impossibilitadas de receber novos benefícios.

“Se não houver nenhuma mudança nas informações da família é necessário atualizar o cadastro a cada dois anos e se o cadastro não for atualizado nesse período a família não poderá participar dos programas sociais. E se a família já for beneficiária;* poderá perder o benefício. Além disso as famílias que permanecerem 4 anos sem atualizar os dados poderão ser excluídos do cadastro do Governo Federal;* ficando impedidas de receber qualquer benefício social que exija a inclusão no Cadastro Único”;* alertou.

Ele destacou também que os interessados podem obter mais informações sobre o Cadastro Único na Rua Tapajós;* 999 ou através do novo telefone;* 3491-4610 com atendimento de segunda a sexta-feira;* das 7 horas às 15h30.

Cadastro Único

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS);* e coordenado em Tupã por um Conselho Municipal formado por 24 membros;* tendo como gestora a secretária municipal de Assistência Social Isaura Gaspar;* o Cadastro Único serve para que as famílias de baixa renda possam participar dos programas sociais do Governo Federal.

Através do Cadastro Único o governo fica sabendo quem são e como vivem as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade;* consegue entender quais são as principais dificuldades que a sua família enfrenta e como pode ajudar a melhorar as suas condições de vida.

Fazendo parte do Cadastro Único;* a família pode ser beneficiada de acordo com norma específica de cada programa como o Bolsa Família;* a Tarifa Social de Energia Elétrica;* Cartão do Idoso e o Programa Minha Casa Minha Vida.

As famílias cadastradas também têm direito aos programas como à isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos;* participar dos cursos de qualificação e formação profissional para inserção no mercado de trabalho oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec);* Telefone Popular;* Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);* Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);* além de serviços;* programas;* benefícios e projetos socioassistenciais.

Podem ser cadastradas famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda familiar mensal total;* além das famílias que necessitam de algum programa social que exija a inclusão no Cadastro Único.

Para se cadastrar é necessário apresentar CPF ou Título de Eleitor do responsável pela família (de preferência a mulher) e algum documento pessoal; dos demais integrantes do domicílio;* sendo Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

A importância do Cadastro Único pode ser comprovada pelo grande número de pessoas já cadastradas em Tupã. Até o último mês de junho 8.147 famílias estavam cadastradas no programa;* o que representa 23.470 pessoas;* ou seja;* quase um terço da população tupãense.

333 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.