.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Sexta-feira, 13 de Novembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura apresenta novo projeto para escolas municipais em período integral

Prefeitura apresenta novo projeto para escolas municipais em período integral


Prefeitura apresenta novo projeto para escolas municipais em período integral

O prefeito Manoel Gaspar e o vice Thiago Santos, juntamente com o secretário Municipal de Educação, Marcos Leite, e o presidente do Conselho Municipal de Educação de Tupã, professor Roberto Kawasaki, apresentaram nesta quarta-feira (dia 11), o novo projeto da Escola de Tempo Integral, que será implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “João Geraldo Iori” a partir do ano que vem.

A reunião foi realizada na sede da própria escola e teve como objetivo apresentar o projeto e esclarecer dúvidas dos pais sobre o novo o funcionamento da primeira escola de período integral do município de Tupã.

A escola municipal João Geraldo Iori será a pioneira nesse modelo de ensino e atenderá alunos dos 3º a 5º ano. O turno escolar será das 7h30 às 15h30, e oferecerá quatro refeições diárias, incluindo café da manhã, lanche da manhã, almoço e café da tarde.

Durante o período de permanência na escola os alunos também participarão de diversas atividades recreativas, culturais, esportivas e educacionais, que serão desenvolvidas no contraturno escolar.

Segundo a diretora da EMEF João Geraldo Iori, Viviane Trisoglio, o projeto veio para melhorar o ensino municipal e para somar resultados positivos na educação de Tupã. “Nós esperamos uma melhoria efetiva na qualidade de ensino. Esse novo projeto implicará tanto no desenvolvimento cultural, quanto no artístico da criança, pois envolve a criança como um todo. Eu acredito que esse projeto só trará benefícios”, comentou.

Ainda segundo a diretora, os professores passarão por capacitação para poderem desenvolver e aplicar os projetos e oficinas que as crianças terão acesso. Viviane ainda ressaltou a importância da participação dos pais na implantação do período Integral nas escolas municipais.

“Eu notei que a grande maioria dos pais gostaram do projeto e isso é muito importante porque precisamos da participação deles para que as crianças possam ter uma educação melhor”, ressaltou.

A diretora revelou que a meta é atender inicialmente de 250 a 300 crianças no período integral, e destacou que tudo está sendo realizado para que as crianças tenham uma educação, e consequentemente, um futuro melhor.

O secretário municipal de Educação, Marcos Leite, explicou que o projeto está sendo implantado em etapas, sendo que a primeira etapa, que consiste na elaboração do projeto, já está concluída.

“Nossa maior dificuldade foi elaborar o projeto da Escola de Período Integral, porque sabemos das dificuldades que o país vem enfrentando. Esse projeto tem muitos pontos positivos, mas também tem pontos que podem não dar certo, por isso contamos com o apoio dos pais e ficamos muito contentes quando eles abraçaram a causa e entenderam que juntos podemos construir uma educação melhor para nossas crianças”, ressaltou.

O secretário ainda disse que se o projeto for bem sucedido há possibilidade de ser ampliado, beneficiando também as demais escolas municipais. Para Marcos Leite, além dos benefícios educacionais o novo projeto também trará avanços sociais, tirando as crianças das ruas e oferecendo ensino de qualidade, boa alimentação e uma melhor formação.

“Nós já temos o apoio da escola, da Prefeitura, e agora dos pais, ou seja, para isso tudo dar certo basta ter vontade, e nós temos. O futuro de nossa cidade e das nossas crianças dependem disso”, disse.

Já o presidente do Conselho Municipal de Educação de Tupã, professor Roberto Kawasaki, ressaltou que a nova concepção de escolas municipais com período integral, é uma excelente oportunidade para a criança aprender dentro da escola o que ela não tinha oportunidade de acesso fora das escolas por questões financeiras.

“A essência do programa é a permanência do aluno na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a autoestima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de repetência e de distorção de série”, comentou.

Kawasaki ainda disse que Tupã está seguindo o exemplo de escola do Japão e isso trará muitos benefícios ao município, e ainda parabenizou a participação dos pais na reunião.

“No Japão todas as escola são de período integral. Claro que o Brasil não é como o Japão, mas aos poucos nós vamos aperfeiçoando tudo isso. A comunidade está de parabéns pela participação, a escola está de parabéns pelo projeto, o prefeito e o secretario de educação também estão de parabéns pela coragem e por essa opção radical na educação. Nós do conselho sempre estaremos apoiando as propostas de melhoria, de qualidade de vida através da educação”, ressaltou o professor.

O professor ainda afirmou que o programa é destinado a crianças e adolescentes do ensino fundamental, com objetivo de garantir mais qualidade de ensino, trabalhando todas as áreas do conhecimento, com metodologia diversificada e com os conteúdos da base curricular, fortalecendo a aprendizagem e distanciando as crianças e adolescentes dos males sociais.

O prefeito Manoel Gaspar considerou o projeto é audacioso, mas não impossível. “Eu, o professor Marcos Leite, a direção da escola e o conselho municipal de educação de Tupã, estamos abrindo as portas para um tempo novo. A escola João Geraldo Iori foi a primeira escola que construí na outra administração minha em Tupã. Eu tive coragem de construir uma escola, e hoje estou reconstruindo essa escola com esse novo projeto de escola em período integral, Eu realmente estou muito feliz com tudo isso”, comentou.

Gaspar ainda falou sobre as dificuldades encontradas no meio do caminho até o projeto ficar pronto, e ainda agradeceu a confiança de todos e o apoio dos pais para que tudo desse certo.

“Essa escola foi difícil de colocar no projeto porque tinha que ser uma escola municipalizada, então nós mandamos um novo projeto para a câmara e por causa da diferença de um voto a Câmara Municipal aprovou. No final do ano que vem eu deixo a Prefeitura, mas espero de coração que o próximo prefeito prossiga esse projeto, que é feito junto com o conselho municipal de educação com a secretaria municipal de educação e toda sua equipe. Apesar da crise nós estamos investindo em tupã, principalmente em educação e sei que tudo vai dar certo”, finalizou.

Elogios de mães

A proposta apresentada pela prefeitura impressionou e conquistou os pais de alunos. Sirlene Peters, uma das mães que compareceram à reunião, disse ter ficado impressionada com a implantação do projeto da escola integral.

“Achei realmente interessante à escola em período integral, e com certeza apoio a iniciativa. Eu não tenho condições de pagar aulas de robótica e de inglês para os meus filhos e fico mais tranquila de saber que eles vão aprender tudo isso na escola. Nós só temos a agradecer ao prefeito Manoel Gaspar, ao vice Tiago e a todos que trabalharam para esse projeto virar realidade porque esse trabalho trouxe mais dignidade e oportunidade ao nossos filhos”, comentou.

Outra mãe que compareceu à reunião, Adriana Pereira da Silva, também elogiou o projeto e afirmou que pretende matricular os filhos na escola João Geraldo Iori enquanto há vagas.

“Eu gostei muito do projeto e já tenho um filho matriculado nessa escola e pretendo colocar o outro porque é muito bom. Achei ótima a proposta deles, e eu apoio é uma coisa boa para as crianças. Na rua com certeza as crianças não teriam oportunidade que na escola eles terão”, contou.


338 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.