Secretaria realizará workshop de noções de projetos culturais
Secretaria realizará workshop de noções de projetos culturais
"
A Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria de Cultura;* realizará neste sábado;* dia 13 de julho;* a partir das 15 horas;* na Câmara Municipal;* um workshop que visa atender pedidos daqueles que buscam um conhecimento maior na área de elaboração de projetos culturais.
O workshop trará noções básicas para a montagem de um projeto com suas normas e configurações;* ajudando os artistas a se beneficiarem com editais;* como o PROAC (Programa de Ação Cultural).
O coordenador do workshop;* André Blackrap;* destacou que “somente através de projetos escritos em edital;* um artista ou grupo consegue recursos de programas estaduais ou federais. É necessário saber transpor uma idéia ou atividade cultural para o papel. O workshop abrange teorias com exemplos básicos e práticos;* onde será abordada a criação e formatação de projetos;* de maneira simples;* norteando as principais formas e ferramentas de captação de recursos”;* disse.
A atividade tem como objetivo dar orientação básica aos participantes;* sobre a realização de projetos culturais;* passando por aspectos que vão desde a sua idealização e desenvolvimento;* sua prestação de contas;* leis de incentivo à cultura;* até a disponibilização de calendários de editais abertos no âmbito federal e estadual;* com os links e editais impressos.
O público alvo são produtores e gestores culturais;* artistas;* estudantes e demais profissionais fazedores de cultura;* que atuam na organização e gestão de empreendimentos artístico-culturais e interessados no tema.
Segundo o secretário de Cultura;* Charles dos Passos;* “sabemos que a cultura possui um grande potencial gerador de recursos para o desenvolvimento. Por isso;* queremos capacitar nossos artistas para a criação e evolução de seus projetos. Isso é um dever e uma pequena parte do nosso incentivo cultural. Queremos ajudar esses fazedores de cultura a ser contemplados com editais onde o benefício nunca é restrito a uma pessoa;* e com isso toda a população se beneficia”;* finalizou.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.