.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Oficina da APRECESP discute futuro de estâncias turísticas

Oficina da APRECESP discute futuro de estâncias turísticas


"

A última segunda-feira(11);* o secretário municipal de Planejamento Henry Fujita;* esteve na cidade de Brotas para participar da Oficina de capacitação da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo);* onde participou de uma oficina de capacitação estratégica para o departamento de convênios junto ao DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento) das destinada às estâncias turísticas.

Na ocasião;* apenas quatro estâncias estavam representadas na reunião oficina. O evento começou às 9 horas;* com um discurso de abertura do prefeito de Brotas;* Orlando Pereira Barreto Neto.

De acordo com Shirley Dantas;* consultora de projetos da APRECESP;* o objetivo da oficina de capacitação é assessorar as prefeituras;* em questão as dificuldades de aprovação de projetos de 2015 junto ao DADE.

“A APRECESP tem trabalhado com oficinas;* capacitações e cursos para aproximar as prefeituras estâncias turísticas;* para que elas possam se conhecer;* trocar experiências e tirar dúvidas. Isso também ajuda a APRECESP a entender um pouco mais as dificuldades que as prefeituras passam para que possamos levar essas dificuldades para o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE);* através de reuniões do Conselho de Orientação e Controle do DADE“;* conta.

Segundo Shirley;* esse foi o primeiro encontro voltado não só para o entendimento dos problemas que cada estância turística enfrenta;* mas também com o objetivo de discutir o futuro das estâncias. “Com esse último encontro nós já temos uma base no que pode ser melhorado e o que devemos acrescentar;* para melhorar a relação entre o DADE e as estâncias”;* diz.

Um dos itens da pauta foi o projeto recentemente aprovado que altera os critérios para concessão e manutenção do título de estância turística;* criando um ranking entre as 70 estâncias turísticas que definirá as cidades que continuarão sendo consideradas estâncias;* e consequentemente mantendo do direito de receber verbas do DADE.

“O ranqueamento será uma espécie de seleção que cada município;* que tenha o interesse turístico;* terá de passar para se tornar uma estância turística. A partir do momento que o município for selecionado terá que atender certos critérios que existem na lei;* como exemplo;* a existência de um plano diretor que toda estância deve apresentar”;* esclarece.

De acordo com Shirley;* outros dois critérios importantes são a existência de COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e infraestrutura base que uma estância turística deve ter;* com no mínimo o apoio de recepção ao turista.

Ainda segundo a consultora de projetos da APRECESP;* ainda não há uma data definida para o ranqueamento entrar em vigor. Shirley explicou também que ainda não foram definidos todos os critério de avaliação das estâncias.

“O que existe até o momento é a proposta desse ranqueamento entre as 70 estâncias turísticas do estado;* além da intenção de analisar o potencial turístico de 140 municípios interessados em obter o título”.

De acordo com ela;* o governo do estado não criou ainda um calendário oficial para que sejam apresentadas essas propostas;* mas o ranqueamento pode ser iniciado já no ano que vem;* quando os 140 municípios tiverem passado por analise.

“O município atendendo a esses critérios e se tornando município de interesse turístico eles passam a participar;* juntamente com as estâncias;* a ter o direito a um fundo de melhoria das estâncias turísticas;* que é o fundo do DADE. Então já nesse ano 20% desse fundo será destinado para os Municípios de Interesse Turístico (MIT)”;* conta.

“As estâncias que não conseguirem sustentar a sua potencialidade turística;* ou seja;* ter o seu plano diretor turístico implementado e aprovado; um COMTUR funcionando de forma participativa e criteriosa;* sendo parceira do poder publico nesse sentido e que não tiver investido devidamente na sua infraestrutura turística;* corre o risco de perder a vaga pra um município de interesse turístico e a cidade perder o seu título de estância”;* explica.

A consultora revela ainda que não é de interesse do estado tirar o título de estância de nenhum município;* mas sim qualificar esses municípios para que as estâncias possam se desenvolver.

Plano Diretor de Turismo

Segundo Shirley Dantas;* o Plano Diretor de Turismo é um documento;* que tem o papel de nortear as diretrizes da estância;* no caso de Tupã;* o documento serve para direcionar a vocação que o município pretende impulsionar.

“Para que Tupã continue se consolidando como estância importante para o estado de São Paulo. Esse plano tem que estar apresentando um inventário;* onde defini quais os atrativos turísticos que existem no município e na região; assim como também qual a capacidade de hospedagem do município e a capacidade de oferta turística para quem visita a cidade”;* explica.

De acordo com ela;* o documento servirá como um diagnóstico para o retrato turístico de Tupã;* apresentando o que a população entende que é primordial priorizar;* potencializar;* ou trabalhar melhor uma vocação que ainda não esteja sendo trabalhada.

“O Plano Diretor de Turismo tem que ser trabalhado com poder público;* com a iniciativa privada através de uma parceira fundamental e qualificada do COMTUR. O COMTUR tem que ser composto por pessoas que gostem e sejam envolvidas pelo turismo;* e que;* principalmente;* gostem de Tupã;* que se orgulhem de ser estância turística. Ou seja;* é fundamental para o poder publico abrir esse ‘canal’ que faça com que o COMTUR seja de fato um parceiro qualificado e tenha como foco essa visão de futuro para o desenvolvimento turístico de Tupã”;* ressalta.

A consultora de projetos da APRECESP ainda elogiou a participação do município de Tupã;* representada pelo atual secretário de planejamento Henri Fujita;* e falou da importância do encontro entre as estâncias.

“É fundamental que as estâncias se posicionem;* que elas participem das oficinas e reuniões. É muito fácil uma Prefeitura que não participa dos eventos e capacitações;* ficar reclamando que o DADE não os ajuda;* enquanto existem essas possibilidades de canais e eles não participam. Tupã se mostrou empenhada em participar desde o inicio;* mostrando que tem vontade de crescer e que de fato as coisas podem acontecer. Tupã é uma estância que está de parabéns pois esta buscando soluções ao invés de ficar arrumando desculpas”;* diz.

Já o secretário de Planejamento de Tupã;* Henry Fujita;* destacou a importância da participação no evento e lembrou que os encontros da APRECESP representa uma oportunidade para os municipais trocarem informações;* ações e iniciativas em prol do turismo paulista.

“Trata-se de uma reunião de trabalho em que é realizada a prestação de contas das atividades da entidade;* além de discutir todos os aspectos que envolvem a atividade turística;* seja nos municípios ou no estado"";* conta.

Henry ainda avalia os encontros como fundamentais para o desenvolvimento turístico das estâncias. “Como associado à APRECESP;* Tupã tem que estar presente porque sempre tem algo novo a acrescentar. É importante para que nós possamos melhorar nossas condições como Estância e;* acima de tudo;* trocar experiências com os demais municípios”;* declara.

APRECESP

A Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP) é uma entidade privada que atua em prol do desenvolvimento turístico das estâncias do Estado de São Paulo. Fundada em 1985;* a APRECESP tem hoje 70 estâncias associadas.

A APRECESP desenvolve um papel de representar as estâncias em seus interesses junto ao governo do estado. A associação é presidida a cada ano por um prefeito;* que é eleito pelos 70 prefeitos que fazem parte da associação;* e tem uma diretoria executiva composta por uma equipe operacional com experiência em atuação política.

Os municípios considerados estâncias obtêm verbas específicas para investimentos em infraestrutura turística;* repassadas pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) – vinculado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

"

421 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.