Viveiro Municipal é transferido da Agricultura para o Meio Ambiente
Viveiro Municipal é transferido da Agricultura para o Meio Ambiente
Objetivo é tornar local Centro de Educação Ambiental;* com visitação;* projetos e interação com a comunidade
A partir do último dia 8 de julho;* o viveiro municipal deixa de pertencer a secretaria municipal de agricultura e passa a ser coordenado pela secretaria municipal do meio ambiente. A mudança;* mais do que administrativa;* busca tornar o espaço um local de convivência da comunidade e preparado para o desenvolvimento de projetos e programas ambientais;* o que vem mais ao encontro do que é desenvolvido pela secretaria de meio ambiente.
Segundo o secretário Renan Pontelli;* que já assumiu os trabalhos de coordenação do viveiro;* o objetivo é integrar agricultura;* meio ambiente e educação;* mantendo as atividades que sempre foram desenvolvidas pelo viveiro;* como a produção de mudas nativas;* mudas para doação e apoio ao homem do campo e a horta;* que será reestruturada para continuar sendo ponto de oferta de alimentos para programas e projetos municipais.
Renan disse também que pretende trabalhar em conjunto com todas as secretarias;* para que o viveiro seja um local de convívio;* visitação e exploração das características turísticas de Tupã. “Vamos investir para retomar a estrutura do parque das cerejeiras;* um grande atrativo turístico;* reformar a casa para que seja ponto de visitação;* estudos e interação com as escolas e também criar um local propicio para visitação;* estudos ambientais e lazer da população.”
Devido a distância da cidade;* pois o viveiro está localizado no condomínio Delta Ville;* Renan diz que será preciso criar atrativos e interagir com a comunidade. “O projeto é grandioso;* queremos um local que seja produtivo;* para atender o homem do campo com mudas;* mas também de estudos biológicos;* desenvolvimento de plantas;* arvores;* espécies nativas e de visitação. O potencial daquela área de quase um alqueire é muito grande e vamos colocar este projeto em prática”.
Para viabilizar a transformação;* a secretaria do meio ambiente já deslocou suas equipes técnicas para o local e os primeiros trabalhos já tiveram início. “Estamos preparando o terreno;* recuperando algumas áreas que estavam com erosão e implementando um grande projeto;* onde os servidores atuais estarão participando e vamos levar mais gente para aquele espaço. Queremos que as crianças aprendam a fazer horas;* plantar;* conhecer as espécies nativas e valorizar a biodiversidade”;* enfatizou o secretário.
A pedido do prefeito Manoel Gaspar;* o vice-prefeito Thiago Santos visitou o local acompanhado do secretário Renan Pontelli e se reuniu com os servidores que atualmente prestam serviços no viveiro. “Conversamos bastante com todos;* valorizamos o trabalho de cada um;* que é muito importante para a cidade e mostramos que a mudança será um novo desafio e teremos grandes conquistas com estas alterações;* principalmente para a nossa população;* que será beneficiada com estas melhorias”;* disse Thiago.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.