.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura e Exército iniciam trabalho de eliminação do Aedes aegypti

Prefeitura e Exército iniciam trabalho de eliminação do Aedes aegypti


Prefeitura e Exército iniciam trabalho de eliminação do Aedes aegypti

A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* iniciou ontem (17) mais um importante trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti;* com objetivo de evitar a propagação dos casos de dengue no município;* além de prevenir a introdução no município de outras duas novas doenças transmitidas pelo mosquito;* a febre chikungunya e o Zica vírus.

A nova ação é uma parceria com o Exército Brasileiro;* que encaminhou para Tupã 20 homens para ajudar nos trabalhos de erradicação do Aedes aegypti. De acordo com a secretária municipal de Saúde;* Rosângela Urel;* os militares chegaram à cidade ontem;* por volta das 10h30.

Eles foram recepcionados na Secretaria Municipal de Saúde;* onde também participaram de um rápido treinamento;* recebendo informações gerais sobre o mosquito;* como sua morfologia;* os diferentes tipos de doenças trazidas por ele;* onde são encontrados e como acabar com as infestações.

No período da tarde os soldados foram a campo;* iniciando os trabalhos na zona central da cidade. Segundo Rosângela;* a tropa foi dividida em equipes eacompanhados dos agentes de saúde visitaram as residências com o objetivo de localizar e eliminar os focos do Aedes aegypti.

A secretária de Saúde informou também que o trabalho em parceria com o Exército será desenvolvido até amanha;*na região compreendida entre as ruas Mandaguaris a Tupis e avenida Tabajaras à rua Iporans.

Rosângela destacou ainda a importância da participação do Exército nessa guerra contra o Aedes aegypti. “Tupã foi um dos municípios selecionados pelo Estado e pela União para contar com a ajuda dos soldados que irão apoiar as nossas equipes nas ações de combate ao mosquito. E esse apoio é de suma importância;* já que além de ampliar nossa capacidade de visitação e fiscalização nas residências;* a participação dos soldados facilita o acesso aos endereços;* contribuindo para sanar uma das dificuldades no combate ao mosquito;* que é a recusa da população em receber os agentes de saúde”;* explicou.

Já a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde;* Isabel Nalon;* ressaltou que além de visitar as residências os soldados também estarão visitando os estabelecimentos comerciais localizados na região central.

“Os soldados e nossos agentes de saúde também estarão visitando os estabelecimentos comerciais;* que a exemplo das residências podem juntar recipientes que podem acumular água e abrigar focos do mosquito Aedes aegypti”;* explicou Isabel.

Ela destacou ainda que a ação realizada com o Exército ajuda a ampliar o alcance dos trabalhos preventivos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Isabel;* além do mutirão na área central da cidade a prefeitura também está realizando simultaneamente um trabalho específico na zona leste da cidade;* região que concentra mais da metade dos casos de dengue já confirmados neste ano.

“Ao mesmo tempo em que estamos realizando esse trabalho de visitação na região central juntamente com o Exército;* também estamos desenvolvendo ação de eliminação de criadouros do Aedes na região leste;* complementado pelo trabalho de nebulização;* realizado em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN)”.

Isabel finalizou reforçando a importância da conscientização e da mobilização da população nesta luta contra a dengue;* chikungunya e zika vírus.“Esse trabalho integrado busca não só combater a proliferação do Aedes aegypti;* mas também conscientizar a população que a responsabilidade de todos é cada vez maior já que nossa preocupação não é apenas evitar os casos de dengue;* mas também manter a ameaça da febre chikungunya e do zika vírus longe da nossa cidade”.

304 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.