Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Jovens da Legião Mirim recebem orientações contra a gripe H1N1
Para a Secretaria Municipal de Saúde;* a prevenção tem sido a palavra de ordem para combater o avanço da gripe H1N1;* também conhecida como “Gripe Suína” no município. Neste ano já foram registradas 25 notificações para a doença;* com 1 caso positivo com óbito;* 2 casos negativos e outros 22 casos aguardando resultado;* incluindo mais 3 óbitos suspeitos.
Uma das armas contra a doença tem sido as ações de orientação e conscientização da população. Nesta terça-feira;* por exemplo;* a Secretaria de Municipal de Saúde realizou uma palestra de prevenção contra H1N1 na Legião Mirim.
De acordo com a enfermeira Isabel Nalon;* da Secretaria de Saúde;* a palestra foi realizada a pedido da própria entidade;* que é responsável pelo gerenciamento da Zona Azul. “A Legião Mirim conta com dezenas jovens que trabalham na Zona Azul e que diariamente mantém contato com um grande número diariamente. Como eles passaram a apresentar muitas dúvidas sobre a doença;* como forma de contágio e medidas de prevenção a entidade convidou a Secretaria de Saúde para realizar um trabalho de orientação com os jovens”;* explicou.
Foram realizadas duas palestras;* que atenderam cerca de 100 adolescentes. Durante os encontros a enfermeira explicou que a gripe H1N1 é uma doença respiratória infecciosa de origem viral;* que pode levar ao agravamento e ao óbito;* especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (incluindo crianças menores de 5 anos de idade;* gestantes;* adultos com 60 anos ou mais;* portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
Com relação aos sintomas;* Isabel destacou que ele incluem febre alta e repentina;* tosse;* dor de cabeça;* dores musculares;* dores nas articulações e coriza;* garganta inflamada;* calafrios e fadiga. Ainda de acordo com ela;* pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar o serviço de saúde o quanto antes para agilizar o tratamento e o trabalho de bloqueio e acompanhamento de novos casos.
A enfermeira também orientou os jovens sobre as medidas de prevenção;* como higienizar frequentemente as mãos;* principalmente;* antes de consumir alimentos e após tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir usando o braço e não as mãos e evitar tocar mucosas de olhos;* nariz e boca.
Também é aconselhável não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres;* pratos;* copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas com sinais e sintomas de influenza; resguardar-se em casa no período dos sintomas; evitar aglomerações e ambientes fechados e adotar hábitos saudáveis;* como ingestão de líquidos e alimentação balanceada.
Após a explanação;* Isabel ainda abriu espaço para perguntas;* ajudando a esclarecer diversas dúvidas dos jovens. A enfermeira da Secretaria de Saúde avaliou positivamente o trabalho;* ajudando a população conhecer a doença e as formas de evitá-las.
Ainda segundo Isabel;* na próxima semana palestra semelhante deverá ser realizada com o Projeto Guri. Ele finalizou lembrando que novas palestras podem ser agendadas;* conforme a necessidade. Entidades e demais interessados podem entrar em contato com a enfermeira;* através do telefone 3404-2200;* para realizar agendamento da palestra.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.