Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Professores recebem formação para atender alunos com autismo
A Secretaria Municipal de Educação inicia neste sábado, mais um curso gratuito de formação aos professores da rede municipal de Ensino. Conhecido como Método Teacch, o novo curso atenderás 70 professores, que serão capacitados para aprimorar suas práticas de ensino, visando oferecer melhores condições de estudo aos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) matriculados na rede municipal.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Luciana Leal, atualmente as escolas municipais contam com 15 alunos com autismo, que além de participar das aulas na sala regular e também são atendidos pelo professor especialista 3 vezes por semana, no contraturno.
Além da aula inaugural neste sábado, o curso também acontecerá nos dias 30 de abril, 7 de maio e 2 de junho, sempre das 8 às 17 horas, totalizando 40 horas de capacitação.
Segundo Luciana, o curso, que será ministrado pela Mestra e Doutora em Educação Especial, Professora Fabiana Sayuri Sameshima, ajudará os professores participantes a compreender melhor o funcionamento das crianças com autismo; além de atualizar conceitos com relação ao diagnóstico condutual e seus efeitos sobre a aprendizagem.
“O curso parte do pressuposto que é fundamental respeitar as diferenças na forma de aprender e tornar a aprendizagem significativa para cada aluno, de acordo com as suas necessidades e interesses. Para isso é necessário substituir a lógica disciplinar pela lógica interdisciplinar, ser criativo e flexível e buscar constantemente novos e diversificados procedimentos em favor da aprendizagem dos alunos”, defendeu Luciana.
A secretária de Educação enfatizou que a formação será de grande importância para que os educadores possam suprir os prejuízos dos alunos com deficiência, seja para se comunicar, interagir e até mesmo para auxiliar na realização das atividades pedagógicas.
“Na perspectiva educacional, o Teacch está no ensino de capacidades de comunicação, organização e partilha social. Assim, centra-se nas áreas fortes, frequentemente encontradas nas crianças com perturbações do espectro do autismo: processamento visual, memorização de rotinas e interesses especiais. O programa deve ser sempre adaptado a diferentes níveis de funcionamento e às necessidades individuais de cada criança”, ressalta.
Ela finalizou destacando que o novo curso ainda oferecerá informações e estratégias para as adequações curriculares necessárias para cada nível de ensino; proporcionará aos participantes um modelo de avaliação dos elementos do Programa “Teacch” com fins de planejamento e intervenção e ainda apresentará situações de ensino, com modelos e atividades.
Valorização do professores
Buscando sempre uma melhor formação dos professores e apostando na qualificação do educadores como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação ofereceu outros dois cursos de capacitação para os educadores da rede municipal, o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e o curso de formação para Educação Infantil.
O curso de Formação Continuada para Educação Infantil foi destinado que aos professores da Educação Infantil (Pré I e Pré II) e serviu para reflexão sobre as diferentes linguagens e boas situações do ensino.
O curso foi organizado de forma abordar a construção das diferentes línguas para crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, como movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
Já o curso de Libras atende professores da rede municipal de Educação Infantil (Pré I e Pré II) e Ensino Fundamental. Iniciado em março, com previsão de ser concluído em maio, o curso tem por objetivo oferecer aos professores da rede municipal, que atuam direta ou indiretamente com alunos surdos, o uso e a difusão da linguagem de Libras.
O objetivo é disponibilizar aos professores acesso a Libras para apoiar a educação dos surdos, a fim de promover encontros com vivências, troca de experiências, momentos de estudo teórico, prático e diálogos críticos-reflexivos.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.