.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quarta-feira, 20 de Abril de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

População pode enviar sugestões para Plano Diretor de Turismo

População pode enviar sugestões para Plano Diretor de Turismo


"

Contando com um público restrito;* mas extremamente participativo;* foi realizada na noite desta terça-feira a última audiência pública sobre o Plano Diretor de Turismo. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação do prefeito Manoel Gaspar;* técnicos da empresa Safra Planejamento e Gestão;* secretários municipais;* vereadores além de representantes de vários segmentos da sociedade.

Durante a audiência a equipe da Safra apresentou um resumo de todas as etapas de trabalho realizadas para elaboração da proposta do Plano Diretor de Turismo;* que incluíram a definição da metodologia e plano de trabalho;* elaboração do Inventário Turístico;* Diagnóstico da Gestão e definição do Plano de Ações e Investimentos.

Os técnicos da empresa avaliaram que Tupã possui uma diversidade de serviço compatível com a sua atual demanda turística;* mas que está muito aquém de seu potencial. Segundo eles;* Tupã é referência regional em termos de serviços e eventos;* mas seu visitante regular;* proveniente de festas e eventos;* são moradores da região e;* portanto;* não costumam se hospedar na cidade;* o que resulta em taxa de ocupação relativamente baixa ao longo do ano no setor hoteleiro.

Durante os trabalhos a Safra identificou vários fatores positivos que podem contribuir para o fortalecimento do turismo e que devem ser potencializados;* como identidade cultural bastante diversa; existência de atrativos reais e potenciais ligados ao turismo rural;* cultural;* ecoturismo e turismo de lazer; clima agradável e a hospitalidade dos tupãenses.

Também foram apontados como fatores positivos as águas termais provenientes do Aquífero Guarani; diversidade de opções e serviços voltados à alimentação; vocação potencial para o Turismo de Negócios e Eventos; o fato do distrito de Varpa sediar o segundo museu Leto do mundo; ter produção agrícola do amendoim consolidada e a existência de eventos populares que movimentam o fluxo de visitantes locais e regionais.

Já entre os fatores negativos;* que devem ser melhorados estão a falta de manutenção ou descuido com o embelezamento e a estética dos empreendimentos privados e espaços públicos; inadequação da sinalização turística; empreendimentos com gestão inexistente ou inadequada; o fato da cidade não dispor de há produtos turísticos locais formatados e ativos comercialmente; falta de motivação da comunidade e empresariado locais;* inexistência de Plano de Marketing Turístico Municipal; falta de agências de turismo receptivo; manutenção dos equipamentos públicos inadequada; pouca formalização dos empreendimentos e monitoramento do turismo inexistente ou inadequado.

Os técnicos da Safra também explanaram sobre a missão e objetivos do Plano de Turismo e a esquematização dos eixos estratégicos de trabalho;* que incluem Planejamento e Gestão do Sistema Municipal de Turismo; Estruturação e Ordenação Turística; Capacitação;* Sensibilização e Conhecimento para o Turismo; Diversificação e Promoção da Oferta Turística e Gestão do Mercado Turístico.

Após o fim da apresentação foi aberto espaço para o público apresentar dúvidas e questionamentos sobre a proposta que será transformada em projeto de lei para ser votado na Câmara Municipal.

Atendendo à solicitação do público presente a prefeitura e a Safra concordaram em disponibilizar os relatórios dos trabalhos realizados pela empresa e o esboço do projeto do Plano Diretor de Turismo. Além de conhecer a proposta;* a população também poderá encaminhar sugestões;* críticas e dúvidas para equipe da Safra através do formulário existente no site ou diretamente pelo e-mail fabricio@safraplanejamento.com.br. Para acessar os documentos basta o interessado acessar o site da prefeitura;* no endereço www.tupa.sp.gov.br e clicar no banner referente ao Plano Diretor de Turismo.

Elogios

Apesar do extenso conteúdo;* o público elogiou a realização da audiência pública. Maria Helena Mozena;* presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiente e recentemente eleita presidente estadual do Conselho Estadual dos Assuntos para Pessoas com Deficiência;* ressaltou a importância das audiências públicas e a participação dos conselhos municipais e da população em geral.

“As audiências públicas elas são importantíssimas;* porque é a oportunidade da sociedade civil estar participando das mudanças que esses planos acarretam na cidade. Os conselhos municipais realmente têm o caráter fiscalizador e também de contribuição para desenvolveras políticas públicas voltadas ao segmento;* no nosso caso é pessoa com deficiência. Foi uma reunião muito boa;* embora realmente a explanação tenha sido um pouco extensa. Mas;* como vamos ter uma semana para discutir e sugerir mudanças no plano acredito que realmente foi uma reunião muito válida”;* avaliou.

Já o empresário e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR);* Wagner Luques elogiou a audiência e ressaltou a importância do poder público discutir temas de interesse coletivo junto à sociedade.

“Essa audiência pública foi sem duvida foi um sucesso;* porque eu acredito que sem a discussão e a participação das entidades e do público em geral não se faz uma cidade. Em Varpa tivemos uma discussão acirrada no contexto de turismo com um dos técnicos da empresa e hoje eu pude constatar que todo o contexto daquela discussão foi incluída;* de maneira sintetizada;* mas foi incluída”.

Ele também destacou a importância das audiências públicas e conclamou toda a população para que conheça a proposta e encaminhe sugestões para melhorar o Plano Diretor de Turismo.

“Qualquer tipo de manifestação;* seja fórum ou audiências públicas;* é muito importante para que exista a democracia. E como haverá a disponibilização do assunto no site da prefeitura;* tem que haver efetivamente a participação de todos. Por isso a gente conclama para que todos para que entrem no site da prefeitura e coloquem sua opinião. É a primeira vez em Tupã que uma lei é colocada para discussão junto à população;* para que ela faça sua análise e dê sua opinião;* antes de ser colocado para votação”;* elogiou.

Já o vereador Danilo Aguillar falou sobre a necessidade de aprovação do Plano Diretor de Turismo;* que influenciará diretamente na manutenção ou perda do título de Estância Turística.

“É indiscutível a necessidade de aprovação do Plano Diretor de Turismo como pré-requisito para mantermos o título de Estância Turística;* incrementando cada vez mais as condições de atrair turistas;* justificando assim nossa condição de estância turística”.

O parlamentar também reforçou a necessidade de uma participação mais efetiva da população nas questões que influenciarão diretamente o futuro do município. “A participação da população é indispensável;* até porque o povo é que é o beneficiário. Se a população quer um plano bem feito ela tem que participar e contribuir. E como vereador;* representando os interesses da população;* temos que estar participando diretamente;* acompanhando o projeto passo a passo;* uma vez que a Câmara Municipal terá que apreciar e votar o projeto posteriormente”.

Encerrando a audiência o prefeito Manoel Gaspar também reafirmou que a elaboração do Plano Diretor do Turismo é uma das exigências para que estâncias turísticas possam continuar recebendo os recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE).

“O Plano Diretor de Turismo é hoje uma exigência para as estâncias turísticas continuarem recebendo recursos do DADE; quem não tiver o Plano Diretor de Turismo não vai receber os recursos. Além disso;* é uma ferramenta moderna para o município buscar aonde você chegar. Qualquer lugar do mundo que você vai tem um Plano Diretor;* um Plano Turístico e infelizmente Tupã tinha que ter elaborado esse plano há mais tempo”.

Ele também elogiou o público presente;* que contribuiu para que a audiência fosse produtiva e esclarecedora. “Fiquei feliz porque tivemos uma boa participação;* de várias pessoas;* representando vários setores. A discussão foi extremamente positiva porque foram abordados vários temas que passam despercebidos;* mas que são diretamente relacionados ao turismo;* como a questão de mobilidade;* do meio ambiente. E Tupã foi muito elogiada aqui nessas questões;* já que segundo a equipe da Safra;* poucas cidades do Brasil têm essas questões tratadas de forma tão eficiente quanto nosso município”;* finalizou.

"

376 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.