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Educação - Quarta-feira, 27 de Abril de 2016

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Curso de Libras é elogiado por professores da rede municipal

Curso de Libras é elogiado por professores da rede municipal


Curso de Libras é elogiado por professores da rede municipal

Com objetivo de ampliar a educação inclusiva no município;* a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Educação;* implantou no ultimo mês o curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que vem recebendo inúmeros elogios dos professores participantes.

As aulas são destinadas aos professores da rede municipal de Educação Infantil (Pré I e Pré II) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e tem por objetivo formar os professores que atuam direta ou indiretamente com alunos surdos para o uso e a difusão da linguagem de Libras. O curso vem sendo ministrado às terças-feiras;* das 19 às 22 horas.

As professoras Rosana Porto e Márcia Ribeiro;* da EMEF “João Geraldo Iori”;* participam do curso e contam que as aulas;* além de dinâmicas e proveitosas;* são divertidas;* deixando o ambiente mais leve e fácil para a interação da linguagem de sinais.

“O professor do curso de Libras tem nos mostrado a linguagem que usamos no nosso dia a dia na linguagem de sinais. Acreditamos que toda essa iniciativa da Prefeitura resultará em um trabalho mais comunicativo com as nossas crianças na sala de aula. Estamos aproveitando bastante essa oportunidade”;* contam.

Segundo a professora Gabriela dos Santos;* da escola EMEI “Enedina Botteon”;* a Libras se tornou uma linguagem essencial para uma boa comunicação com todas as crianças que possuem a deficiência auditiva.

“O curso de Libras vem se mostrando bem completo;* no entanto;* entendo que as aulas são poucas para a complexidade da linguagem;* mas a Secretaria de Educação vem realizando um excelente trabalho com os professores oferecendo essa formação da linguagem de sinais;* já que é raro encontramos hoje em dia educadores que entendam e saibam ensinar Libras. Estou gostando muito do curso;* a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”;* comenta.

De acordo com a professora Deise Mara Barbosa;* da EMEIEF “Thiago Leandro”;* a formação em Libras torna-se;* na atualidade;* um curso indispensável. “Nós;* como educadores;* acreditamos ser de extrema importância esse tipo de formação;* já que a inclusão esta cada dia mais presente nas escolas. O curso oferecido pela Secretaria de Educação;* além de nos capacitar para atendermos as demandas;* nos possibilita uma aproximação maior com o aluno. Aprender Libras está sendo enriquecedor tanto para a minha vida profissional quanto para a pessoal”;* afirma.

A professora Fabiana Castilho;* também da EMEIEF “Thiago Leandro”;* completou dizendo que o curso prioriza o aprendizado e a prática da linguagem de sinais;* e que espera poder proporcionar uma melhor comunicação com os alunos;* trocando saberes e fazendo amizade com a família das crianças que são deficientes auditivas.

Segundo o prefeito Manoel Gaspar;* a educação é uma das grandes prioridades do governo;* que além de promover o curso de Libras está promovendo outros cursos de formação como o de Método Teacch e o curso de Formação Continuada.

“A inclusão é um assunto bastante discutido na educação e entendemos que a inclusão não é somente uma necessidade legal;* por isso praticamos nesse governo;* métodos diversos de oferecer a formação para os professores para que eles forneçam a alfabetização necessária para as nossas crianças. Eu sempre soube a importância da educação para o avanço da sociedade;* e acredito que investir nos professores é formar um cidadão melhor nas salas de aula”;* comenta.

De acordo com a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* 60 professores da rede municipal de ensino estão matriculados no curso;* que será ministrado até o final de maio;* totalizando carga horária de 30 horas.

Ela enfatizou ainda que este trabalho busca atingir as múltiplas linguagens e se volta para a diversidade;* oferecendo aos educadores vários temas para serem trabalhos em sala de aula.

“A preocupação é levar aos profissionais da área novas reflexões para uma educação transformadora;* de qualidade e que se renova tanto na teoria quanto na prática”;* finaliza.

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