Prefeitura investe e desenvolve programas tecnológicos para a população
Prefeitura investe e desenvolve programas tecnológicos para a população
Neste ano;* cinco novos atendimentos já estão disponíveis
Com o auxílio da tecnologia;* a Secretaria Municipal de Administração da prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Diretoria de Departamento de Tecnologia e Processo investe e desenvolve programas que auxiliam e agilizam o atendimento a população e ao servidor. Neste ano;* já foram realizados cinco novos programas na área tecnológica.
Segundo Alvino de Oliveira Junior;* diretor do departamento de tecnologia e processo;* a função destes ‘softwares’ é facilitar e modernizar o atendimento a população. “Todos os cinco projetos já estão disponíveis ao público. Dentre eles estão;* a Reintegração da consulta eletrônica e um portal eletrônico ao contribuinte para consultas de multa de trânsito”;* ressalta Oliveira.
Além disso;* uma central de atendimento também está em funcionamento. Através dela o contribuinte tem uma resposta mais rápida em suas dúvidas e reclamações. O ‘callcenter’ possibilita que a ligação feita seja direcionada para a secretaria na qual o assunto se refere. Este sistema ainda possibilita a redução do número de papel impresso;* o tempo de respostas para as ocorrências;* além de garantir um controle estatístico e agilizar os trâmites internos e melhorar o atendimento da prefeitura com a geração de cartas resposta.
O departamento também já implantou o sistema de câmeras de monitoramento no 3º distrito industrial e na secretaria de meio ambiente com a transmissão ao vivo e gravação dentro do setor de tecnologia. “A intenção é expandir o monitoramento para todos os setores.”
Além disto;* atualmente seis funcionários se dividem no desenvolvimento de software e na manutenção do parque de computadores;* que englobam cerca de 450 máquinas e ainda impressoras;* relógios biométricos e rede externa de transmissão via rádio e fibra óptica.
A secretaria está trabalhando também em novos sistemas que serão implementados futuramente;* como a instalação do terminal de auto-atendimento ao contribuinte;* que está na fase final. Ele permitirá a emissão de segunda via de documentos;* multas de trânsito e certidão de débito. “A instalação deste serviço será com um ‘totem’’;* uma máquina com tela ‘touchscreen’ e impressora;* para que o contribuinte possa realizar o próprio atendimento;* evitando filas e diminuindo o tempo de espera”;* finaliza o diretor do departamento.
De acordo com o secretário de administração;* Dorival Jerônimo Coquemala;* a finalidade de todas estas mudanças é oferecer maior agilidade aos contribuintes na busca de informações;* retirada de documentos e acompanhamento de processos. “Estamos investindo em tecnologia para otimizar o tempo dos nossos servidores e facilitar a vida dos contribuintes que buscam serviços e informações. Com o tempo;* de casa mesmo será possível realizar quase todos os serviços;* como já temos hoje consultas de débitos;* emissão de boletos e protocolo para uma série de procedimentos.”;* enfatizou o secretário.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.