Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura lança Projeto Cultural “Arte na Praça”
A Prefeitura de Tupã anunciou na manhã desta segunda-feira (16);* durante coletiva;* o lançamento do novo projeto cultural “Arte na Praça”;* que tem como objetivo descentralizar os eventos culturais e artísticos;* além de mostrar os trabalhos dos artistas locais para a população e para moradores de todas as regiões da cidade.
De acordo com o secretário municipal de Cultura;* Anderson Medeiros;* o projeto foi criado com a finalidade de ser um evento democrático de ampla participação popular e que incentive a prática das artes;* contribuindo para a difusão cultural e o desenvolvimento regional;* ajudando a disseminar a cultura nos seus mais variados aspectos: artes;* lazer;* movimento social e educação.
“O Arte na Praça surge para ampliar o projeto Quinta com Arte;* que é prioritariamente nas quintas-feiras na Praça da Bandeira;* já o “Arte na Praça” vem com o propósito de levar o projeto;* que será realizado nas quintas-feiras e na terceira sexta-feira do mês;* para outras praças”;* conta.
Segundo ele;* o objetivo do “Arte na Praça” é apresentar a diversidade artístico-cultural de nosso município e também regional;* tornando conhecidos os artistas do município. Além disso;* o projeto pretende promover o intercâmbio entre grupos de dança;* teatro;* conjuntos musicais;* bandas;* corais;* artesãos;* desenhistas;* pintores;* escultores;* ceramistas e demais amantes da arte;* gerando a renovação dos movimentos culturais de Tupã.
“Nós queremos realmente fazer com que esse projeto chegue a outras pessoas;* de outros bairros;* que gostariam de participar do Quinta com Arte;* mas não tem condições de sair de seus bairros porque é afastado do centro;* portanto o Arte na Praça levará tudo o que a cultura oferece de melhor em cada bairro de Tupã”;* afirma.
De acordo com o secretário;* o “Arte na Praça” ajudará ainda a revelar novos talentos;* oferecendo espaços para apresentações;* incentivando assim a produção cultural;* além da geração de novos públicos; valorizando o trabalho cultural e agregando benefícios junto à comunidade.
Outra novidade do projeto Arte na Praça é que além de reunir pessoas diferentes e expressões artísticas diversas em várias praças do município;* cada praça contará com uma programação específica. Sempre repleta de música;* dança;* teatro e cinema;* realizada pelos artistas locais;* que irá transformará as praças do município em um ponto de convergência de todos e para todos.
“Nosso objetivo maior é atingir o maior numero de pessoas possíveis em prol a cultura;* levar a arte a todos os lugares e por esse motivo também a Secretaria de Cultura está com inscrições abertas para toda população que queria participar do projeto Arte na Praça;* colaborando ou mostrando a arte que tem”;* diz.
As praças previstas para participarem da programação são a Praça Anísio Carneiro;* Praça Antônio Alves Dos Santos;* Praça João Ângelo Colucci;* Praça Minervino leão de Souza;* Praça Júlio Augusto Alves;* Praça Salvador Oliveros;* Praça Manoel Thomé do Nascimento e também a Praça da Bandeira.
A programação será junto a diversos parceiros comprometidos com o projeto como o Bailão do NATI;* a massoterapeuta Renata Silva junto com a Dani Fit;* DJ Bruno Balbo;* DJ Pezão;* Gigi Belle Dance e Pedro Lucas e Valdemir.
O Arte na Praça também conta com parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;* através de uma grande novidade que é a Geloteca.
“A Geloteca é uma mini biblioteca móvel;* que ajudará a promover a leitura e a circulação de livros entre as pessoas de forma livre e gratuita. O objetivo é ampliar o hábito de leitura dos cidadãos tupãenses;* por isso a geloteca disponibilizará livros em geladeiras grafitadas;* colaborando assim com o uso sustentável”;* conta o secretário de Cultura.
Segundo Anderson;* a Geloteca também estará realizando empréstimo de livros à comunidade;* sendo que o interessado não precisará se cadastrar para realizar o empréstimo de livros;* nem terá que obedecer a prazos estabelecidos para devolução. Inicialmente será duas geladeiras customizadas com diversos livros a disposição da população;* além disso;* as pessoas poderão fazer doações e trocas de livros por meio da Geloteca. A Geloteca ficará disponibilizada na Praça da Bandeira e Praça Anísio Carneiro.
De acordo com o prefeito Manoel Gaspar;* incentivar a cultura é tão importante quanto incentivar a educação;* pois a cultura é essencial para que o processo de desenvolvimento local da população se dê de forma efetiva.
“Todos os parceiros da Secretaria de Cultura estão levando para a população o seu melhor. Eu costumo dizer que já se foi a época que a Prefeitura ou o prefeito tem que fazer tudo sozinho;* já que não somos nada nessa vida sozinhos;* um exemplo bonito de ver é o projeto Arte na Praça que mostra o quanto a união de pessoas podem mudar um projeto de sucesso em algo melhor ainda.
Segundo Gaspar;* as parcerias foram fundamentais para que o projeto fosse viável;* e a ideia de ampliar o Arte na Praça para outras regiões do município é muito boa e vai agregar a muitas pessoas.
“Gostaria de agradecer a todos os parcerios por não virar as costas para nosso município e sim querer mudar a nossa realidade se voluntariando e participando dos nossos projetos. É nesses momentos de crise que temos que agir com criatividade;* e esse projeto veio em boa hora;* portanto obrigado a todos os colaboradores por tornar esse projeto possível”;* agradece.
Parceiros
Como nada no mundo é feito sozinho;* a Prefeitura de Tupã conta com a parceria de incentivadores para tornar projetos como o “Arte na Praça” viável. Entre diversos apoiadores;* há voluntários que buscam agregar a cultura e o lazer para a população de Tupã com maneiras diferenciadas;* como o caso dos DJs Bruno Baldo e Pezão; da dupla sertaneja Pedro Lucas e Valdemir; o Bailão do NATI;* sempre presente nos eventos da Prefeitura;* a Gigi Najma Belly Dance e também a massoterapeuta Renata Silva e Dani Tanaka.
De acordo com a massoterapeuta Renata Silva;* uma dos parceiros do projeto “Arte na Praça“;* é muito importante o trabalho da massoterapia principalmente nesse frio;* e já que muitos não têm a oportunidade de ir até um massoterapeuta ela resolveu fazer o trabalho voluntario;* atendendo a população durante o “Arte na Praça”.
Dani Tanaka contou também que a participação no projeto é única e entra nesse conceito de levar à população a qualidade e os benefícios que a dança proporciona.
“Eu gostaria de agradecer a essa oportunidade proposta pela Secretaria da Cultura e pelo Prefeito Manoel Gaspar;* e acho que digo em nome de todos os parceiros que estamos engajados no melhor para Tupã;* já que esse trabalho de levar a cultura e a arte até a população é um trabalho também de inclusão muito importante;* que todos os municípios deveriam ter e proporcionar aos seus moradores”;* finaliza.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.