.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quarta-feira, 18 de Maio de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Avaliação de Densidade Larvária tem resultado satisfatório em Tupã

Avaliação de Densidade Larvária tem resultado satisfatório em Tupã


Avaliação de Densidade Larvária tem resultado satisfatório em Tupã

"

A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã;* em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN);* finalizou na última semana a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL);* que mede o nível de infestação de larvas do mosquito transmissor do vírus da Dengue.

Durante as vistorias realizadas entre os dias 2 a 4 de maio;* foi constatado que Tupã obteve um resultado positivo com 0;*8 de ADL no município;* ou seja;* abaixo de 1;* uma classificação considerada como limite aceitável pelo Ministério da Saúde.

Segundo Isabel Nalon;* enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde;* esse levantamento tem por objetivo avaliar os níveis de infestação de larvas do Aedes aegypti;* transmissor da dengue;* febre Chikungunya e zika vírus.

Ao todo 924 imóveis foram visitados;* em 120 quadras;* para realização do estudo;* que teve como resultado o índice de 0;*8. O número é considerado satisfatório e o levantamento será utilizado para desenvolvimento de ações de combate às doenças.

De acordo com Isabel;* para realizar a ADL o município foi dividido em duas áreas da cidade;* consideradas pontos importantes no município. A área 1 compreende a zona oeste e norte da cidade;* onde foram trabalhadas 64 quadras;* 425 imóveis trabalhados. Já na área 2;* composta pela zona sul e leste;* foram trabalhados 56 quadras;* 499 imóveis.

De acordo com dados da Secretaria;* no ano de 2015;* o resultado da ADL foi de 4;*1. A escolha do número e da localização dos imóveis visitados é definida por um sistema próprio da SUCEN;* com base em uma combinação de fatores.

“Em Tupã;* para esta avaliação foi definido que deveríamos ter avaliação em 850 imóveis em média;* escolhidos de forma aleatória;* por amostragem. A nossa equipe de cerca de 20 agentes de combate às endemias conseguiu visitar 924 imóveis;* ou seja;* passamos à média e o ADL esta bem abaixo do que o ano passado;* e isso é muito bom para o município;* pois mostra que nosso trabalho continuo contra a dengue vem dando certo”;* conta

De acordo com parâmetros do Ministério da Saúde;* quando o índice obtido é menor que 1;*0;* o resultado é considerado satisfatório;* como é o caso de Tupã. De 1;*0 a 3;*9;* estado de alerta; e acima de 4;*0;* alto risco. Na avaliação realizada no ano passado;* Tupã também obteve resultado considerado de alto risco.

Isabel afirmou que a Avaliação de Densidade Larvária é de extrema importância para que a Administração possa programar as ações de combate ao Aedes aegypti. “Este é um levantamento muito importante;* pois nos dá base para definirmos estratégias de combate ao Aedes aegypti. O resultado obtido na avaliação indica que a equipe está no caminho certo. É um resultado bastante positivo;* pois mostra que estamos tendo resultados nas ações realizadas”;* finalizou.

Combate Contínuo

A prevenção é uma das principais maneiras de se evitar a dengue;* febre chikungunya e zika vírus. Além das ações da Prefeitura;* com manutenção e limpeza das áreas públicas;* a população tem também um importante papel no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Somente este ano;* agentes do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde já realizaram 55.237 vistorias para a remoção e a eliminação dos criadouros do mosquito.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde;* medidas simples podem ajudar a deixar o mosquito bem longe das residências;* evitando assim a proliferação e a disseminação das doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Confira algumas dicas de prevenção

Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.

Não jogue lixo em terrenos baldios.

Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.

Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água;* como embalagens usadas;* potes;* latas;* copos;* garrafas vazias etc.

Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

Remova folhas;* galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

Encha de areia;* fure ou vire os pratinhos de plantas.

Retire a água acumulada das lajes e calhas.

Guarde pneus em lugares cobertos.

Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo.

Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada.

Ao sair de casa;* feche a tampa dos ralos internos ou cubra-os com tapetes ou objetos.

"

369 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.