Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Profissionais da saúde participam de treinamento para realização do teste do pezinho
"
A Secretaria Municipal de Saúde;* em parceria com a Unicamp/ CIPOI (Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológica da Infância);* realizou recentemente o treinamento do teste do pezinho (Triagem Neonatal) com a presença da enfermeira Shirley Nunes dos Santos;* responsável pelo serviço na Unicamp.
De acordo com a secretária Municipal da Saúde;* Rosangela Urel;* o treinamento foi realizado como objetivo principal de orientar os enfermeiros e auxiliares de enfermagem de toda a rede municipal de saúde quanto à importância do exame;* doenças que são detectadas;* interpretação dos resultados do teste e o aconselhamento dos familiares.
“O exame diagnostica pelo menos seis patologias metabólicas e genéticas;* dentre elas;* a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito;* que se não tratadas a tempo;* podem ocasionar deficiência intelectual. Por esses e outros motivos é que o teste é essencial;* já nas primeiras horas de vida por ser um procedimento simples que não traz riscos para a criança”;* afirma.
O teste do pezinho é um exame que detecta precocemente doenças como hipertireoidismo congênito;* fenilcetonúria;* fibrose cística;* deficiência de biotinidase;* hiperplasia adrenal congênita e doença falciforme;* que são doenças genéticas ou congênitas. Deve ser realizado entre 3º ao 5º dia de vida da criança.
Dia Nacional do Teste do Pezinho
Nesta segunda-feira (6);* é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho;* exame que é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde e de extrema importância para a saúde da criança. Popularmente conhecido como “Teste do Pezinho” a triagem neonatal é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido.
O exame foi introduzido no Brasil na década de 70 para identificar doenças chamadas pelos especialistas de ""anomalias congênitas"";* porque se apresentam no nascimento como a fenilcetonúria e o hipotireoidismo. Ambas;* se não tratadas a tempo;* podem levar à deficiência mental.
A identificação precoce de qualquer dessas doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas;* através do tratamento apropriado. Por isso;* recomenda-se realizar o teste imediatamente entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. A partir desse prazo;* leve a criança para fazer o exame o mais cedo possível. Assim o tratamento;* se for o caso;* será mais eficaz.
Em 1992 o teste se tornou obrigatório em todo o país;* através de lei federal. Em 2001;* o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal;* com o objetivo de atender a todos os recém-natos em território brasileiro.
".
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.