Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria de Cultura continua recebendo doção de livros para as Gelotecas
É possível uma simples geladeira antiga virar uma biblioteca móvel com o objetivo de incentivar a leitura da população? Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o projeto é possível e viável, tanto que já está sendo realizada no município por meio do projeto Arte na Praça.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Anderson Medeiros, o projeto nomeado como Geloteca, tem como finalidade maior, criar o hábito leitor para na população de Tupã. “Uma simples geladeira antiga que se transforma em uma biblioteca, tem se tornado a melhor forma de compartilhar livros e conhecimentos”, conta Anderson.
De acordo com o secretário, a ideia é que os munícipes possam usufruir dos livros, seja lendo na própria praça ou levando para a casa e devolvendo após o término da leitura. De acordo com Anderson, a Geloteca surgiu com a proposta de dar mais acessibilidade à literatura, levando o livro para perto das pessoas.
“O importante do projeto é que os livros circulem. A Geloteca não tem regras, mas é necessário que a população cuide e zele pela nossa geladeira de conhecimento”, disse.
A primeira Geloteca inaugurada no município encontra-se na praça “Anísio Carneiro”, popularmente conhecida como praça do “Findalinha” e na última sexta-feira a Secretaria de Cultura inaugurou a Geloteca na praça “Antônio Alves dos Santos”, onde a população participou fazendo o grafite e realizando a doação de novos livros, que ficaram a disposição dos usuários.
“A primeira geladeira inaugurada foi um sucesso. Fiquei muito feliz em ver como a população prestigiou e adorou a ideia da Geloteca, já que é novidade no município. A segunda geladeira colocada na Praça Antônio Alves dos Santos alegrou a população da região do Jardim Unesp, pois os moradores do local ainda ajudaram a grafitar a nova Geloteca. Pra nós é muito gratificante ver o quanto a população gostou dessa ideia”, explicou Anderson.
O secretário ressaltou o quanto é importante que a população continue doando os livros. “Já recebemos muitas doações, inclusive no dia da inauguração, mas temos que ressaltar que livros nunca são demais. Por isso, peço que as pessoas coloquem em circulação os livros e revistas que estão em casa guardados. Assim, podemos compartilhar conhecimentos”, disse.
Benedito Sérgio Pereira doou mais de 150 livros para a Geloteca que está na Praça Antônio Alves dos Santos e contou que teve essa iniciativa de doar os livros e revistas para contribuir com o conhecimento e para incentivar ainda mais a prática da leitura.
“Eu sempre gostei de ler muito, sempre tive muitos livros em casa, então resolvi doar vários livros para a Geloteca e ainda tenho muitos outros para doar. Alguns contos que foram doados meus amigos iam colocar na reciclagem e eu decidi pegar para fazer parte desse projeto da Secretaria de Cultura”, disse.
Júlia Dantas também doou livros para a Geloteca, e disse que é uma praticante ativa da leitura e acha importante compartilhar os livros com outras pessoas.
“Eu leio bastante e tenho muitas coleções, então eu queria dispor dos livros para ajudar outras pessoas. Esses que eu já li eu sabia que não iria ler de novo, então pensei que deveria doar. Eu senti no coração que deveria fazer essa doação para que outras pessoas também tenham contato com a leitura”, comentou.
Vera Lúcia Gonçalves também fez parte das doações, ela levou várias caixas de livros na manhã desta terça-feira para serem doados a Geloteca.
Assim como os doadores de livros, aqueles que tiverem revistas, gibis ou livros para serem doados podem levar na sede da Secretaria de Cultura, na Avenida Tamoios, 1685, ou entrar em contato pelo telefone 3491-3015.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.