1º Workshop de Elaboração de Projetos Culturais Supera as Expectativas
1º Workshop de Elaboração de Projetos Culturais Supera as Expectativas
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã através da Secretaria de Cultura promoveu neste sábado;* dia 13 de julho na Câmara Municipal o 1º Workshop de Noções Básicas de Elaboração de Projetos Culturais.
O Workshop contou com 30 participantes;* entre eles artistas;* pesquisadores;* estudantes e interessados nas áreas culturais que mostraram um grande interesse em aprender sobre esses caminhos para conseguir recursos para a realização de seus projetos culturais. O workshop foi ministrado por André Blackrap;* que já foi contemplado em dois Editais do PROAC (Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo) que abordou e apresentou o formato de como fazer um projeto cultural;* falando dos programas do Governo Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e dando como exemplo o seu projeto que foi contemplado no ano de 2012.
O Secretario Charles dos Passos presente no evento;* apoiando e incentivando o Workshop;* falou da importância em se capacitar nossos artistas e produtores de cultura;* e afirmou que o caminho para conseguir recursos municipais também será através de Editais;* provocação e apresentação de projetos diretamente passados pelo o Conselho Municipal de Políticas Publicas Culturais.
“Um dos desafios encontrado pelos artistas e os novos empreendedores culturais é a elaboração de seu projeto. Muitas vezes bons projetos culturais deixam de ser realizados por falta de clareza e falhas em sua apresentação;* um projeto deve ser bem elaborado;* pronto para ser executado;* prático;* Deve ser claro e objetivo para que os analistas entendam o que você quer;* e é isto que este workshop visa fazer capacitar os interessados em ver seus projetos aceitos em um edital e enfim sair do papel para a prática.” Finalizou o Secretário de Cultura.
A Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza sua secretaria de assessoria de projetos culturais para a realização de outros cursos e workshops de capacitação cultural em diversas áreas.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.