.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quarta-feira, 13 de Julho de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria de Educação realiza balanço semestral das atividades

Secretaria de Educação realiza balanço semestral das atividades


A Secretaria de Educação realizou nessa semana um balanço das atividades dos seis primeiros meses na rede municipal de ensino. De acordo com a análise;* diversas ações foram implantadas e estudadas para garantir um ensino de qualidade em todas as unidades escolares de Tupã.

Segundo a Secretaria o primeiro semestre foi de muitas conquistas;* investimentos na estrutura pedagógica das escolas;* modernização das salas de aula;* capacitação do corpo docente e também de premiações e classificações;* como ocorreu com o projeto de robótica.

De acordo com dados da Secretaria;* somente nesse primeiro semestre de 2016;* nas escolas de Ensino Infantil pertencente à Rede Municipal de Ensino de Tupã;* os alunos participaram de diversos projetos e sequências didáticas;* entre eles o projeto “Literatura e Formação do Leitor”;* onde foi dividido entre o Pré I e o Pré II.

A Secretaria informou também;* que em matérias especificas como matemática há trabalhos significativos que estão sendo desenvolvidos com jogos e atividades lúdico-pedagógicos;* visando o trabalho com os eixos matemáticos aprendidos em sala de aula;* como ‘grandezas e medidas’;* ‘tratamento da informação’;* ‘espaço e forma’ e também ‘números e operações’. O projeto mercadinho também faz parte da rotina e algumas unidades escolares.

Segundo a Secretaria;* os principais projetos desenvolvidos em Língua Portuguesa foram o “Projeto Brincadeiras Tradicionais”;* para alunos do 1º ano; “Projetos Cantigas”;* “Pé de Moleque” e “Sequência Didática Sarau (Fluência Leitora)”;* para o 2º ano; “Projeto Jardim: Um Mundo Para Animais Pequenos”;* “Sequência Didática Astronomia”;* “Sequência Didática “Sarau” (Fluência Leitora)” e “Sequência Didática: Quem Reescreve Um Conto Aprende Um Tanto”;* para alunos do 3º ano; “Projeto Confabulando com Fábulas” e “Sequência Didática Sobre o Lixo”;* para o 4º ano; e;* “Projeto de Produção de Contos de Mistério”;* “Sequência Didática de Leitura Caminhos do Verde” e “Projeto Teatro de Leitores”;* para alunos do 5º ano.

Também foram desenvolvidas sequência didáticas sobre Água;* Dengue;* a Gripe H1N1;* o Projeto Identidade e o Brincar;* bem como o trabalho com modalidades de leitura;* como leitura em voz alta pelo professor;* rodas de biblioteca;* de gibis;* entre outros.

Além dos projetos e sequências didáticas há um trabalho intenso com as modalidades de leitura;* como a leitura compartilhada de diferentes gêneros textuais; rodas de leitores; leitura em voz alta pelo professor; leitura programada; e outros;* que favorecem assim o desenvolvimento de procedimentos;* comportamentos e capacidades leitoras.

De acordo com o balanço;* as demais áreas do conhecimento como História; Geografia e Ciências são desenvolvidas de acordo com as expectativas de aprendizagem previstas para cada ano;* visando uma proposta interdisciplinar.

A Secretaria também vem priorizando capacitação e formação de professores. Semanalmente os mesmos participam das HTPcs (horas de trabalho pedagógico coletivo) divididos em dois dias contemplando duas horas de estudo em cada um;* onde o foco de trabalho gira em torno de formação contínua;* aperfeiçoamento e planejamento de temas específicos.

Somente nesse primeiro semestre foram realizados e formações com os temas “Sistema de Escrita”; “Análise dos Conteúdos de História;* Ciências Geografia”; “Leitura Simultânea”; “Leitura compartilhada de textos literários”; além das capacitações com os temas “Método Teacch”; “Libras”; “TEA (Trabalho com Educação Inclusiva) e também “Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho”.

Outra preocupação da Secretaria são as creches;* que desde o inicio do ano vem passando por diversas reformulações como contratação de mais ADIS; reforma e ampliação da CMEI Cíntia dos Reis Oliveira;* CMEI Manuel Campo Ruiz e CMEI Almerinda Ramos de Souza Leão;* que se encontra em processo licitatório para ampliação e reforma.

Segundo a Secretaria;* as 7 creches atendem cerca de 900 crianças com diversos benefícios que fizeram a diferença nesse semestre como horário expandido;* para melhor conforto dos pais; bebetecas; livros de boa qualidade literária; cardápio específico para o berçário e maternal;* de acordo com a necessidade nutricional de cada faixa etária; cinco refeições diárias; parques cobertos; brinquedos específicos para as faixas etárias; além de reuniões socioeducativas com pequenos grupos de pais;* onde conversam sobre o rendimento dos filhos; reuniões bimestrais; palestras referentes à infância;* maternidade e paternidade; e também conselho de pais.

Atribuições

Atualmente na Rede Municipal de Ensino de Tupã conta com nove unidades escolares denominadas “EMEIEFs”;* que atendem alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental;* sendo que dentre estas escolas duas pertencem aos distritos de Parnaso e Universo e outra sendo de período integral;* que atende apenas alunos do ensino fundamental;* totalizando assim 1.100 alunos na educação infantil e 1.850 alunos no fundamental. Na Educação Infantil a faixa etária dos alunos atendidos é de 4 a 6 anos e no Ensino Fundamental de 6 a 11 anos.

371 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.