.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 15 de Julho de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PROCON realizou mais de 3 mil atendimentos no 1º semestre

PROCON realizou mais de 3 mil atendimentos no 1º semestre


Considerado um dos principais instrumentos de defesa dos direitos dos consumidores;* o PROCON divulgou nesta semana um balanço dos atendimentos realizados no primeiro semestre deste ano em Tupã.

Mantido em parceria com a prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* o PROCON tem como objetivo registrar reclamações e tomar providências cabíveis buscando assegurar os direitos do consumidor.

O PROCON oferece três tipos de atendimento ao público. O atendimento efetuado no balcão é para simples consulta;* orientação e solução de dúvidas ao consumidor.

Já o atendimento preliminar é aquele em que o consumidor apresenta os documentos comprobatórios para fundamentar a sua reclamação. De posse da documentação o PROCON inicia os procedimentos administrativos junto aos fornecedores.

Após o contato preliminar;* a empresa tem um prazo de três dias para apresentar uma resposta ao consumidor. O PROCON também envia uma CIP (Carta de Informação Preliminar) à empresa;* que tem 10 dias úteis para apresentar uma resposta.

Caso o problema continue sem solução ;* o órgão orienta o consumidor a entrar diretamente com uma ação na Justiça. Ainda de acordo com PROCON;* dificilmente as reclamações são encaminhadas à Justiça já que aproximadamente 90% das reclamações fundamentadas são resolvidas no atendimento preliminar;* por meio de contato telefônico com o fornecedor.

Balanço

De acordo com o levantamento divulgado pelo PROCON;* de janeiro a junho foram registrados 1.308 atendimentos ao público;* incluindo 1.105 consultas simples;* 1.725 atendimentos preliminares e 298 CIPs.

As principais reclamações registradas no primeiro semestres são relacionadas à telefonia móvel e fixa. Em seguida estão as reclamações contra TV por assinatura e internet. O terceiro maior volume de reclamações é relacionado a assuntos financeiros;* incluindo cobranças indevidas e problemas envolvendo cartões de crédito.

O grande número de atendimentos prestados pelo PROCON mostra que o consumidor vem se conscientizando da necessidade de reclamar e lutar pelos seus direitos.

Outro fator que contribui para a grande procura é a credibilidade do PROCON e a confiança que o consumidor deposita no serviço. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* a otimização dos procedimentos;* com alterações do fluxograma do trabalho institucional junto às empresas mais reclamadas também contribuíram para garantir maior eficiência e agilidade ao PROCON;* ampliando o índice de confiabilidade junto à população.

O PROCON de Tupã atende na Praça da Bandeira;* 291 (ao lado Escritório Regional do Iamspe e da agência central dos Correios);* de segunda a sexta-feira;* das 7 horas às 11h30. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3491-5395.

391 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.