Secretaria continua trabalho de readequação em vários pontos da cidade
Secretaria continua trabalho de readequação em vários pontos da cidade
Moradores aprovam modificações e esperam que novas mudanças sejam feitas
Desde maio;* a secretária municipal de Trânsito e Segurança vem trabalhando na revitalização e readequação de ruas de diversos bairros e nas transformações de algumas ruas centrais na cidade;* que passaram de mão única;* para dupla;* dentro de um processo definido em reunião pelo conselho municipal de trânsito;* Contran.
Durante a tarde de quarta feira (17/06);* José Romeiro Sobrinho;* o Ritie;* secretário de trânsito e os diretores Sidnei Bezerra e Luis Sanches;* foram visitar as ruas já modificadas e conversar com os moradores para saber dos resultados e de novas reivindicações da população.
José Romero frisou que a nova sinalização de solo e inversão e substituição de placas;* exige atenção redobrada de motoristas e pedestres;* mesmo com toda orientação feita pela prefeitura;* com faixas e panfletos que foram disponibilizados. “Por isso estamos hoje aqui;* apara analisar o que deu certo;* se a população aprovou.”
Wellington dos Santos e Adriano Pedro são mototaxistas em uma empresa da cidade;* que fica localizada na Avenida Marília. De acordo com eles;* os benefícios tanto de ruas mãos duplas quanto das revitalizações foram muitos;* principalmente na economia. “Para quem usa somente algumas vezes é uma coisa;* mas para nós;* que trabalhamos nas ruas o dia inteiro;* faz muito diferença no final do mês;* essa mudança nos fez economizar.”
Os mototaxistas aguardam que agora seja feitam novas mudanças. “A conversão a esquerda em algumas ruas também iria facilitar muito”;* disse Wellington.
Em 40 dias de trabalho;* já ocorreram alterações em 143 quadras;* que deixaram de ser mão única para serem transformadas em mão duplas;* além;* de renovações nas pinturas de sinal de pare;* faixa de pedestre;* parada de ônibus escolar;* sinalizações para estacionamento privativo e rampa às pessoas com deficiências.
Outros moradores ganharam com isto também;* como é o caso de Francisco Modena;* dono de uma panificadora na vila Marajoara há 16 anos. Ele fala que as ruas;* agora facilitam o trânsito dos moradores;* proporcionando também um aumento no fluxo de clientes no seu estabelecimento. “Antes alguns clientes preferiam ir à outra loja aqui perto;* para não ter que dar a volta no quarteirão;* agora;* eles acham mais fácil transitar por aqui;* com isso eu acabo ganhando.”
Para o ex-policial e comerciante;* Rogério Meira houve melhoras e a medida facilitou a vida de todos. “Eu achava um absurdo;* o que foi feito;* pois além do gasto desnecessário de dinheiro;* eu tinha que dar a volta para chegar à minha casa.”
A nova sinalização na rotatória Olinto Simão Crott;* que fica no bairro Marabá;* também foi bem recebida pelos moradores. Raquel Rocha é dona de um mercado no bairro e disse que ficou contente em ver os resultados que ela mesma ajudou a fazer. Segundo ela;* alguns moradores do bairro se uniram e realizam as plantas de onde deveria ficar cada sinalização.
“Antes era um fluxo muito grande;* tendo que dar duas;* três voltando para chegar à rua desejada;* esta iniciativa da prefeitura vem para contribuir e ajudar a vida de todos”.
Durante a visita;* a moradora Alzira Bonassa ressaltou que sobre a necessidade da própria população exigir e cobrar as mudanças. “Ninguém melhor do que a população que convive nos bairros para poder trabalhar junto à prefeitura;*” finaliza a aposentada.
Para mais informações;* a Secretaria de Trânsito e Segurança fica localizada na Rua Antônio Digigow;* 231;* Parque das Nações.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.