.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 06 de Setembro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cabo de guerra entre robôs agita oficinas de robótica

Cabo de guerra entre robôs agita oficinas de robótica


Cabo de guerra entre robôs agita oficinas de robótica

Na última semana;* os alunos da rede municipal;* participantes das oficinas de robótica;* realizaram um desafio inusitado em sala de aula;* que era montar e programar robôs capazes de participar de uma competição de cabo de guerra.

Em clima de competitividade;* os estudantes usaram e abusaram da criatividade;* chegando a adaptar brinquedos aos robôs;* com a intenção de dar peso aos mesmos. A estratégia surpreendeu até mesmo o coordenador da oficina de robótica.

No total;* cerca de 80 alunos;* divididos em 20 equipes de 4;* participaram da competição de robôs. A equipe campeã apresentou o robô mais robusto;* com a programação adequada.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação;* o trabalho desenvolvido nas oficinas de robótica reflete não somente no desempenho escolar da criança;* mas também na formação do caráter;* contribuindo;* assim;* para a formação de pequenos cidadãos preparados para resolver situações por meio do trabalho em equipe.

Além de incentivar o raciocínio lógico para a resolução dos problemas;* o desafio trabalha também outros conteúdos da sala de aula;* como a língua portuguesa e a física.

De acordo com a Secretaria;* a matéria de física foi trabalhada quando os alunos definiram o peso do robô e como iria ser feita a construção do trabalho pedido.

Já a matéria de português é constantemente utilizada;* já que o robô só reconhece as funções quando são escritas corretamente e de acordo com as normas de língua portuguesa. No trabalho;* a matemática também é muito utilizada;* entre outras disciplinas.

Toda a aprendizagem aplicada na oficina de robótica;* para a resolução dos problemas;* é trabalhada com as crianças como conceitos básicos;* sendo que as disciplinas ensinadas geralmente são para alunos do ensino médio. Segundo a Secretaria;* a ação ajuda a criança a ter mais conhecimento e a se interessar cada vez mais por aprender e pela escola.

Robótica

Trabalhar com a robótica ajuda a desenvolver as competências cognitivas dos alunos;* pois exige a mobilização de muitos conhecimentos;* principalmente da matemática e favorece ainda a aquisição de novos saberes de forma prazerosa.

Além disso;* a oficina contribui para que os alunos se tornem mais autônomos e responsáveis e desenvolve também habilidades que incentivam a formação profissional nas áreas de engenharia;* informática;* matemática;* física;* ciências e outras.

Para a Secretaria;* as aulas de robótica reforçam o comprometimento com a Educação e proporcionam ferramenta de tecnologia que é importante para a aprendizagem e a vida profissional dos alunos;* uma vez que a tecnologia está presente em nossas vidas;* no nosso dia a dia;* seja em empresas;* ocupando funções operárias;* seja executando funções cotidianas;* facilitando a vida de quem precisa.

As oficinas são oferecidas aos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal;* em período contrário ao das aulas regulares. As aulas são ministradas pelo instrutor de robótica Daniel Santos da Silva.

658 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.