Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Decreto de Lei que autoriza funcionamento de Feira do Produtor Rural é assinado na manhã de ontem
Na manhã de ontem (15);* o prefeito Manoel Gaspar assinou o decreto de Lei nº 7.875 que autoriza e disciplina a realização da Feira do Produto Rural no município.
Estiveram presentes durante a solenidade de assinatura os Secretários Municipais;* o Presidente do Sincato Rural de Tupã;* Marcio Vassoler;* a coordenadora do Senar;* Márcia Rotoli;* a instrutora do curso de Produtor Rural;* Graziela Castilho;* produtores rurais e alunos do curso de produtor Rural;* autoridades e a imprensa local.
De acordo com o decreto;* a feira do produtor Rural destina-se a venda;* exclusivamente;* a comercialização de produtos agrícolas produzidos no município;* pelos produtores formados no curso de Produtor Rural;* do Sindicato Rural de Tupã juntamente com o SENAR.
Tupã passa a contar com Feira do Produtor Rural
Projeto terá inicio no dia 22 de outubro
Os moradores do município de Tupã passarão a contar no próximo dia 22 de outubro com a Feira do Produtor Rural;* realizada pelos pequenos e médios produtores rurais do município. A feira do Produtor Rural será realizada na Praça da Bandeira;* defronte ao Hotel Tamoios;* todos os sábados;* das 8h às 12 horas.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Tupã;* Marcio Vassoler;* a Feira Do Produtor Rural faz parte de um programa do SENAR;* em parceira com Sindicato Rural de Tupã e a Prefeitura.
Segundo Márcio;* a feira tem como objetivo fomentar negócios e gerar benefícios para os agricultores familiares;* por meio de promoção;* divulgação e comercialização de seus produtos;* troca de experiências entre os participantes;* apresentação de novidades em técnicas e demais serviços que fazem parte da realidade do segmento.
“Quando o SENAR lançou o curso para o produtor;* nós tomamos conhecimento e procuramos trazer isso para Tupã;* e nós vimos a necessidade do município de ter esse serviço empregado na nossa cidade para os nossos produtores rurais e resolvemos unir o trabalho sério que o SENAR faz com a necessidades desses produtores rurais e temos certeza que será um sucesso”;* conta.
Márcio ainda falou da parceria do Sindicato e do SENAR com a Prefeitura e agradeceu aos secretários de Governo e de Agricultura e Meio Ambiente pelo apoio e incentivo ao projeto.
“É muito importante essa parceria com a Prefeitura;* porque nós iremos comercializar;* mas eles que disponibilizaram o local;* a limpeza da praça e também criaram a lei que autoriza esse projeto bonito e saudável a ser viável. Gostaria de agradecer a Prefeitura e aos secretários Municipais porque são essas parcerias e essas ações de caminhar junto e correr atrás de um objetivo que só fará bem para a população é que fortalecem o município e faz com que as coisas realmente aconteçam em Tupã”;* ressalta.
Segundo a Instrutora do curso do SENAR;* Graziela Castilho;* a Feira do Produtor além de oferecer um novo canal de comercialização agregando renda aos produtores rurais;* também capacita os agricultores fortalecendo a relação de confiança e respeito entre o produtor e consumidor.
Segundo ela;* a nova feira também será benéfica aos consumidores;* que terão mais uma opção de compra;* com produtos de qualidade;* saudáveis e a preços reduzidos.
“O princípio da Feira do Produtor é ser um canal direto de comercialização;* aonde o consumidor terá a oportunidade de conhecer o modo de vida rural;* aonde o consumidor passa a entender que sem o campo a cidade não sobrevive e muitas outras coisas que podemos aprender com os nossos produtores”;* lembra.
Graziela ainda ressalta a importância do apoio da Prefeitura e agradece pelo apoio dos órgãos públicos por lutar pela viabilização do projeto.
“Eu gostaria de agradecer pois desde que vim para Tupã tudo o que necessito sou atendida e passo isso direto para os alunos do curso. Esse tipo de apoio e incentivo vai transformar a vida de muita gente e é importante lembrarmos sempre disso e é sempre uma honra poder trabalhar com pessoas dedicadas e positivas que caminham com a gente”;* agradece.
De acordo com Márcia Rotoli;* coordenadora do SENAR;* a Feira do Produtor surgiu por meio de um curso de capacitação e qualificação para produtores rurais cuja conclusão para o curso é a realização de uma feira para comercialização dos alimentos produzidos e plantados pelos alunos.
“A feira do produtor vem trazer para tupã qualidade do produto desenvolvido na casa do agricultor para o consumidor final. Esse curso que o SENAR disponibilizou para os agricultores abriu portas para os pequenos e médios produtores conseguirem ter uma renda extra;* gerando para a cidade uma economia mais ativa e rentável tanto para o produtor quanto para o consumidor”;* salienta.
Segundo a coordenadora;* feira modelo se diferencia ainda das feiras tradicionais por ser uma feira padronizada;* com barracas construídas em bambu e com os feirantes uniformizados.
Márcia explicou ainda que para fazer parte da feira o produtor necessita seguir algumas condições especificas;* entre elas;* ser formado no curso do produtor do SENAR em parceria com o Sindicato Rural de Tupã.
“Os produtores estão desde abril fazendo esse curso que é ministrado uma vez a cada 15 dias e realizado por módulos. Em cada módulo eles aprendem algo;* como normas e procedimentos;* gestão de negócio;* como fazer a comercialização e até a construir estandes de bambu para a comercialização dos produtos;* ou seja;* para participar da feira obrigatoriamente o produtor deve passar por essa capacitação do SENAR”;* conta.
Para finalizar ela lembrou ainda que o curso estará disponível a partir do ano que vem e as matricula são no Sindicato Rural. Para mais informação;* os interessados devem se dirigir até o sindicato;* localizada na rua Duque de Caxias;* 07.
Agricultores comemoram decreto que autoriza implantação de Feira do Produtor Rural
Projeto beneficia pequenos e médios produtores que fazem parte do curso do SENAR
Valorizar a Agricultura Familiar e incentivar o produtor rural vem sendo um enorme desafio para o país nos últimos anos;* mas não para o município de Tupã;* que vem recebendo diversos projetos e programa de incentivo para a agricultura local.
A mais recente foi a assinatura do decreto de Lei nº 7.875;* que autoriza e a realização de uma Feira do Produtor Rural em Tupã. O projeto passa a funcionar no próximo dia 22 de outubro;* na Praça da Bandeira;* defronte ao Hotel Tamoios;* todos os sábados;* das 8h às 12 horas.
O objetivo principal da feira é fomentar negócios e gerar benefícios para os agricultores familiares;* por meio de promoção;* divulgação e comercialização de seus produtos;* troca de experiências entre os participantes;* apresentação de novidades em técnicas e demais serviços que fazem parte da realidade do segmento.
De acordo com a produtora e aluna do curso;* Iorides Martins;* o projeto veio em boa hora e o curso além de ajudar o produtor rural também capacita o agricultor a como cultivar corretamente os alimentos.
“Estamos muito felizes pela realização dessa feira e além de produtos de hortifruti e produtos sem agrotóxico;* nosso estande comercializará também pães caseiros para ajudar na renda de casa”;* conta.
Já para Paulo Marques;* também produtor e alunos do curso;* a feira além de diferenciada é de qualidade e comercializará produtos saudáveis sem o uso de agrotóxicos.
“Desde o inicio do curso nós estamos recebendo orientações e incentivo então estamos bem confiantes. Vamos vender alho;* cebola;* pimenta e muitos outros produtos fresquinhos e com a qualidade que o consumidor merece;* por isso só tenho a agradecer ao Sindicato;* a professora do curso e a Prefeitura pelo apoio”;* finaliza.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.