Prefeitura de Tupã oferece curso de pós-graduação para professores da rede municipal
Prefeitura de Tupã oferece curso de pós-graduação para professores da rede municipal
Aulas acontecem aos sábados e foram intensificadas na semana de recesso escolar
As aulas de formação de Pós-graduação em Alfabetização para os professores da rede municipal foram intensificadas na semana passada;* devido ao recesso escolar. As aulas aconteceram de segunda até sexta feira (19/07);* durante oito horas por dia. O curso gratuito tem carga horária de 600 horas e foi obtido através da Secretaria Municipal da Educação e dos Professores;* por meio da administração municipal Tupã.
A pós-graduação acontece desde o dia 22 de junho;* para 120 professores da Rede Municipal. O objetivo é que os professores comecem o segundo semestre estudando e refletindo sobre a prática da alfabetização. A Pós-Graduação ocorre até o de 2014. Entre os períodos de julho a outubro de 2014 serão feitos relatórios de estágio e de artigo científico ou monografia.
Para a professora Andreia Mine;* que dá aulas há sete anos na rede municipal;* esta iniciativa gera uma oportunidade ímpar. Ela falou que se tivesse que estudar em outra cidade;* talvez se tornasse algo inviável “Além de recebermos essa especialização gratuita com bons professores;* conseguimos evitar gastos com alimentação e transporte.”
Segundo Arilena de Almeida;* coordenadora da escola municipal Sônia Jerônimo a pós- graduação era uma reivindicação antiga e que os professores da rede municipal não devem perder. Já para Silvana Gandolfo;* professora de Artes municipal há seis anos;* o aprendizado que está recebendo é muito grande. “Eu lutei para isto e consegui entrar como ouvinte nas aulas.”
Rita Diório;* docente da escola Nossa Senhora de Fátima frisa que o curso possibilita uma integração entre os professores. “Todos passam pela mesma capacitação;* o que proporciona que os professores complementem seus conhecimentos.”
A pós-graduação é ministrada à distância pelas Faculdades Salesianos;* de Lins. As aulas são realizadas na própria Seduc;* que oferece cursos de formação continuada;* de forma acadêmica;* para todos os professores;* visando que eles possibilitem ainda mais a construção eficaz de aprendizagem dos seus alunos. Esta é uma das ações da administração;* que busca a melhoria na qualidade do ensino público municipal.
Para o secretário de Educação;* Marcos Leite;* o curso busca reflexões e ações sobre as questões mais recentes relacionadas à alfabetização. De acordo com ele;* foi discutido sobre a de possibilitar que todos os alunos se tornem leitores e escritores competentes. “Nosso compromisso é com a construção de uma escola inclusiva;* que promove a aprendizagem dos alunos das camadas mais pobres da população.”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.