Conferência Municipal sobre gestão e financiamento do Suas acontece esta semana
Conferência Municipal sobre gestão e financiamento do Suas acontece esta semana
Evento será realizado na quinta e sexta-feira na Faccat;* com o objetivo de propor novas diretrizes
Na próxima Quinta e Sexta-feira (25 e 26 de Julho) acontece a Oitava Conferência Municipal de Assistência Social. O evento é realizado pela prefeitura Municipal da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretária Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas).
A conferência tem como tema central a Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema único de assistência social (Suas). Segundo Gislaine Treviso;* diretora do departamento de vigilância sócio assistencial;* a proposta é avaliar como está sendo o financiamento e também propor;* analisar e deliberar novas diretrizes.
Além disso;* buscar a melhoria dos serviços prestados à população dentro da política de assistência social. “A partir dos parâmetros obtidos nas conferências anteriores;* vamos verificar o que foi implementado e o que não foi”.
O evento é aberto ao público e será realizado na faculdade Faccat;* contará com a presença de profissionais das entidades socioassistenciais do município;* profissionais da assistência social e representantes da sociedade civil. Além da presença da presidente do Comas;* Luciene Duarte;* a gestora Municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar e representantes da prefeitura municipal.
Na quinta feira (25);* a conferência começa às 19:30h com a palestrante professora Doutora Eliana Frois;* que debaterá sobre o tema central. Já na sexta (26);* o evento começa às 8h com formação de grupos de trabalho;* discussão de eixos temáticos;* apresentação;* exposição e aprovação de propostas;* além da eleição dos delegados que participarão da nona conferência regional.
Pré-conferências
Em Junho já foram realizadas duas pré- conferências onde foram discutidos seis eixos temáticos relacionados ao financiamento do trabalho social desenvolvido no município;* além de temas específicos como ciclo orçamentário e financiamento obrigatório da assistência social; gestão do trabalho; gestão do sistema único de assistência social (SUAS); gestão de serviços;* programas e projetos; gestão dos benefícios o sistema único de assistência social; e regionalização.
Ainda de acordo com Gislaine;* as pré-conferências realizadas em Junho;* permitiram que alguns assuntos já tivessem uma base definida. “Os seis eixos temáticos são extensos;* com muito conteúdo a serem discutidos e é importante a participação de todos.”
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.