Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Funcionários de escolas municipais participam de palestra sobre primeiros socorros
Nesta semana gestores e funcionários da Rede Municipal de Ensino participaram de uma palestra sobre primeiros socorros na Secretaria Municipal de Educação. A palestra foi ministrada pelo Cabo Rodrigo do Corpo de Bombeiros de Tupã e contou com a participação e contribuição de outros membros da corporação.
De acordo com a secretária municipal de Educação;* Luciana Leal;* o assunto tratado vem ao encontro da necessidade dos funcionários;* pois;* às vezes;* situações emergenciais ocorrem em instituições de ensino e conhecer procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida;* procurando manter os sinais vitais bem como impedir o agravamento;* até que a vítima receba adequada assistência;* é essencial a estes profissionais que lidam com vidas diariamente.
“É de extrema importância que os gestores e funcionários tenham as noções básicas de primeiro socorros. Em casos de emergência;* é possível que os gestores ofereçam auxílio à vítima até que os bombeiros cheguem”;* disse.
A secretária acredita que é necessário que os funcionários e gestores se aprofundem em conhecimentos básicos de atendimento a uma pessoa e principalmente a uma criança. “São necessárias formações como essas;* pois possibilitam que nossos profissionais estejam cada vez mais qualificados em diversas áreas”;* afirmou.
Luciana agradeceu ao Corpo de Bombeiros de Tupã por realizar uma palestra tão importante e agradeceu ainda pela disponibilidade na realização da abordagem do tema em questão.
Já o Cabo Rodrigo destacou que a prestação de primeiros socorros não exclui a importante avaliação de um médico;* sendo de fundamental necessidade o atendimento clínico o mais breve possível. “Nessa ocasião;* o indivíduo que primeiro inicia o auxílio;* geralmente é aquele que presenciou ou chegou instantes depois do ocorrido;* necessita manter a calma para agir sem pânico;* procedendo de forma rápida;* precisa e com precaução;* atento a condições que não coloquem em risco a vítima”;* destacou.
Segundo ele;* entre os principais aspectos que devem ser levados em questão destacam-se a percepção sobre a dimensão e gravidade do acontecimento;* pedido de auxílio de outra pessoa mais próxima e capacitada;* comunicar entidades públicas competentes como órgãos de saúde (SAMU) por meio do número 192;* o Corpo de Bombeiro;* pelo número 193 e;* se for o caso;* a Polícia Militar por meio do telefone 190.
“Sempre recomendamos para quem vai realizar algum tipo de auxílio até a chegada do Corpo de Bombeiros que transmita tranquilidade e confiança aos envolvidos em estado consciente;* improviso e agilidade aos conhecimentos básicos de primeiros socorros. Sem dúvidas;* esses procedimentos podem fazer a diferença na vida de uma pessoa que precisa de atendimento”;* finalizou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.