.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Sexta-feira, 18 de Novembro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos de Tupã são premiados em 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos de Tupã são premiados em 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


Alunos de Tupã são premiados em 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

"

Os estudantes das escolas municipais de Tupã fizeram bonito na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA);* que nesse ano contou com mais de 800 mil participantes em todo país. A competição realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) reuniu mais de 13.550 escolas cadastradas.

A Cerimônia de entrega das medalhas da OBA será realizada no próximo dia 21;* às 20h;* no Aeroporto Estadual José Vicente Faria Lima. O município conta com 65 alunos premiados com medalhas de ouro;* prata e bronze;* sendo uma das cidades da região com maior número de medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação;* dos 65 alunos que receberam medalhas;* 19 foram premiados com medalhas de ouro;* 22 de prata e 24 alunos com medalhas de bronze.

A escola que conta com mais alunos premiados é a EMEF Professor João Geraldo Iori;* com 30 alunos medalhistas com ouro;* prata e bronze. Em seguida está a EMEF Professor Odinir Magnani;* com 17 alunos e em terceiro está o Colégio Seletivo.

Em quarto lugar no número de alunos medalhista ficou a EMEIEF Governador Mario Covas;* com 6 alunos premiados. Em quinto ficou a EMEIEF Professor Thiago Leandro;* com 3 alunos premiados e em seguida a EE Professor Sebastião Teixeira Pinto com um medalhista de bronze.

“Mais uma vez a prefeitura de Tupã prova que temos no nosso município educação pública de qualidade;* mostrando;* com números;* que para se ter um bom aprendizado é necessário apenas determinação do aluno”;* comenta a secretária Municipal de Educação;* Luciana Leal.

A secretária aproveitou a oportunidade para convidar a toda à população para a cerimônia de entrega das medalhas e ainda ressaltou a importância das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica no ensino fundamental de Tupã.

“É muito importante que toda a população prestigie mais essa vitória da educação em Tupã;* lembrando ainda que a OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas e privadas e que esse ano foram inscritos mais de 800 mil crianças em todo o país e Tupã foi um dos municípios com maior numero de medalhistas da região”;* finaliza.

Após a entrega das medalhas o Clube de Astronomia de Tupã realizará diversas atividades com a população presente. Serão disponibilizados telescópios e binóculos para que a população possa apreciar a noite tupãense.

EDUCAÇÃO

Curso gratuito de astronomia de Tupã conta com vagas disponíveis

Projeto de Astronomia existe há 14 anos no município e atualmente conta com 25 alunos

Você sabia que Tupã conta com um Clube de Astronomia? Pouca gente sabe;* mas o município além de contar com um clube de astronomia totalmente gratuito;* ainda é um dos poucos do estado que contam com aulas práticas realizadas a céu aberto. E o mais interessante é que o Clube está com vagas abertas para novos alunos que desejam se aprender sobre astronomia.

De acordo com Dênis Trisoglio;* idealizador e professor do curso de astronomia;* as aulas gratuitas são realizadas todas as terças-feiras;* a partir das 20h30;* na escola estadual ""Índia Vanuíre"";* com entrada pela rua Guaianazes. Para se inscrever o aluno deve comparecer a uma aula e deixar nome completo e telefone.

“O curso é bem completo e totalmente gratuito. A maioria dos materiais são disponibilizados gratuitamente também e não há limite de idade;* ou seja;* podem participar do curso desde crianças a partir de 10 anos;* devidamente acompanhadas dos pais ou responsáveis;* à idosos”;* comenta.

Aulas

De acordo com o professor do professor do curso de astronomia;* as aulas são divididas entre teóricas e práticas;* tanto na escola ""Índia Vanuíre"" quanto com as observações que são feitas no aeroporto. Além disso;* durante o curso são disponibilizados para os alunos telescópios;* binóculos;* explanações;* vídeos;* entre outros.

O curso de astronomia é ministrado durante o ano todo e as aulas ensinam sobre as constelações;* os planetas;* galáxias;* noções de física para compreender como funcionam os sistemas;* teorias da formação do universo;* desenho das constelações e a composição do universo.

Segundo ele;* a astronomia também instiga a perpetuar a sobrevivência humana porque permite conhecer outros ambientes além do nosso planeta;* gerando o desejo de explorá-los;* além disso;* a astronomia também investiga a origem da vida;* já que estudar os astros é importante porque nos permite saber mais sobre nós mesmos e entender não só de onde viemos;* mas também a origem do Universo;* das estrelas;* dos planetas e da vida.

""A astronomia gera várias perguntas e nos permite avançar no saber e cada nova descoberta que os alunos fazem é muito gratificante para mim"";* completa.

"

306 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.