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Educação - Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

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Professores de Tupã participam do 4º Ciclo de Formação do PNAIC

Professores de Tupã participam do 4º Ciclo de Formação do PNAIC


Professores de Tupã participam do 4º Ciclo de Formação do PNAIC

Tupã é um dos municípios que mais investem em educação é uma prova disso são os diversos projetos realizados na área e as inúmeras conquistas. Além de ampliar o horário de funcionamento das creches;* que hoje atendem das 7 às 19 horas;* a prefeitura também implantou a Escola de Tempo Integral;* firmou convênios com as faculdades e também investiu na valorização dos educadores municipais;* através da participação em palestras;* cursos e formações;* como o Ciclo de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC);* que esse ano realiza a sua 4ª edição.

De acordo com a secretária Municipal de educação;* Luciana Leal;* o PNAIC é um compromisso formal assumido pelo governo federal;* estados e municípios a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade;* ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Segundo Luciana;* neste ano cerca de 60 professores da rede municipal de ensino estão participando do Ciclo de Formação;* que disponibiliza aos participantes;* como forma de incentivo;* uma bolsa de estudos e formação permanente.

Ele destacou também que estes momentos de estudos são mediados pelas orientadoras de estudos;* incluindo as professoras Marcimiliana Aparecida Moureira;* Dulcelene Antiqueira Aducci e a coordenadora local;* Marta Amaral Costa.

A secretária de Educação explicou ainda que durante a formação os professores são orientados a retomarem a importância das avaliações externas como instrumentos norteadores para o processo de ensino e aprendizagem como aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental;* proposição de ações pedagógicas para a superação das dificuldades dos alunos e também elaborar metas a curto;* médio e longo prazo para reverter os índices de rendimento dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa.

Luciana enfatizou que os resultados das avaliações nacionais demonstram níveis insuficientes de alfabetização e letramento dos estudantes brasileiros;* desafio que deve ser enfrentado por uma grande articulação entre União;* sistemas de ensino e Instituições de Ensino Superior.

“O MEC tem incentivado que as propostas de formação continuada de professores alfabetizadores se associem a materiais de apoio a prática docente;* como os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ou materiais produzidos como recursos educacionais abertos pelas Secretarias de Educação em parceria com IES”;* comenta.

Ainda segundo Luciana;* há uma proposta em estudo de reconhecimento e valorização das escolas comprometidas com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes;* premiando as 5% mais exitosas e apoiando as 5% com maiores dificuldades de alfabetização.

“São estes os eixos do novo ciclo do PNAIC;* que tem o objetivo de perseguir incansavelmente;* em regime de colaboração e por meio de uma grande pactuação nacional;* a alfabetização na idade certa de todos os estudantes brasileiros”;* diz.

Ela finalizou agradecendo ao prefeito Manoel Gaspar pelos incentivos e investimentos na Educação e ainda relembrou a importância da participação do município no programa PNAIC.

“É incrível ver que existem prefeituras que realmente se importam com a educação e por isso gostaria de agradecer e parabenizar o prefeito Manoel Gaspar por sempre ter apoiado a participação do município de Tupã neste programa de importância em âmbito Nacional;* contribuindo para a formação continuada dos professores e consequentemente a melhoria da qualidade de ensino oferecida aos nossos jovens”;* conclui.

Para participar do PNAIC os Estados e Municípios devem formalizar a adesão por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). Ao aderir ao Pacto;* os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática;* além de realizar avaliações anuais universais;* aplicadas pelo INEP;* junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. Os estados também devem apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto;* para sua efetiva implementação.

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