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Professores de Tupã participam do 4º Ciclo de Formação do PNAIC
Tupã é um dos municípios que mais investem em educação é uma prova disso são os diversos projetos realizados na área e as inúmeras conquistas. Além de ampliar o horário de funcionamento das creches;* que hoje atendem das 7 às 19 horas;* a prefeitura também implantou a Escola de Tempo Integral;* firmou convênios com as faculdades e também investiu na valorização dos educadores municipais;* através da participação em palestras;* cursos e formações;* como o Ciclo de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC);* que esse ano realiza a sua 4ª edição.
De acordo com a secretária Municipal de educação;* Luciana Leal;* o PNAIC é um compromisso formal assumido pelo governo federal;* estados e municípios a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade;* ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Segundo Luciana;* neste ano cerca de 60 professores da rede municipal de ensino estão participando do Ciclo de Formação;* que disponibiliza aos participantes;* como forma de incentivo;* uma bolsa de estudos e formação permanente.
Ele destacou também que estes momentos de estudos são mediados pelas orientadoras de estudos;* incluindo as professoras Marcimiliana Aparecida Moureira;* Dulcelene Antiqueira Aducci e a coordenadora local;* Marta Amaral Costa.
A secretária de Educação explicou ainda que durante a formação os professores são orientados a retomarem a importância das avaliações externas como instrumentos norteadores para o processo de ensino e aprendizagem como aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental;* proposição de ações pedagógicas para a superação das dificuldades dos alunos e também elaborar metas a curto;* médio e longo prazo para reverter os índices de rendimento dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa.
Luciana enfatizou que os resultados das avaliações nacionais demonstram níveis insuficientes de alfabetização e letramento dos estudantes brasileiros;* desafio que deve ser enfrentado por uma grande articulação entre União;* sistemas de ensino e Instituições de Ensino Superior.
“O MEC tem incentivado que as propostas de formação continuada de professores alfabetizadores se associem a materiais de apoio a prática docente;* como os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ou materiais produzidos como recursos educacionais abertos pelas Secretarias de Educação em parceria com IES”;* comenta.
Ainda segundo Luciana;* há uma proposta em estudo de reconhecimento e valorização das escolas comprometidas com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes;* premiando as 5% mais exitosas e apoiando as 5% com maiores dificuldades de alfabetização.
“São estes os eixos do novo ciclo do PNAIC;* que tem o objetivo de perseguir incansavelmente;* em regime de colaboração e por meio de uma grande pactuação nacional;* a alfabetização na idade certa de todos os estudantes brasileiros”;* diz.
Ela finalizou agradecendo ao prefeito Manoel Gaspar pelos incentivos e investimentos na Educação e ainda relembrou a importância da participação do município no programa PNAIC.
“É incrível ver que existem prefeituras que realmente se importam com a educação e por isso gostaria de agradecer e parabenizar o prefeito Manoel Gaspar por sempre ter apoiado a participação do município de Tupã neste programa de importância em âmbito Nacional;* contribuindo para a formação continuada dos professores e consequentemente a melhoria da qualidade de ensino oferecida aos nossos jovens”;* conclui.
Para participar do PNAIC os Estados e Municípios devem formalizar a adesão por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). Ao aderir ao Pacto;* os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática;* além de realizar avaliações anuais universais;* aplicadas pelo INEP;* junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. Os estados também devem apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto;* para sua efetiva implementação.
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