Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Crianças das escolas municipais visitam carreta educativa da Sabesp
O município de Tupã recebeu na manhã de ontem a carreta “Somos Água” da Sabesp. O projeto educativo voltado a enfatizar o valor da água e seu ciclo na natureza atendeu mais de 300 crianças dos 3ºs e 4ºs anos das Escolas Municipais (Thiago Leandro;* João Geraldo Iori;* Altino Martinez – Universo;* Gino Bolognese – Parnaso) durante diversas sessões educativas que realizaram na Praça da Bandeira.
De acordo com o gerente divisional da Sabesp de Tupã;* Eudóxio Aparecido Ribeiro;* a carreta “Somos Água” é um projeto educativo e itinerante da Sabesp que ensina a importância da água e mostra seu ciclo na natureza até chegar às torneiras.
“A visitação é gratuita e as crianças puderam conhecer;* de forma divertida e com a ajuda de tecnologia avançada;* todo o processo de produção de água potável e também como é realizado o processo de coleta e tratamento dos esgotos”;* conta.
Segundo Eudóxio;* o espaço também traz informações sobre a importância do uso racional da água e da preservação do meio ambiente;* com o objetivo de educar e conscientizar a população.
De acordo com a secretária Municipal da Educação;* Luciana Leal;* a jornada começou com a visita a um cinema “360 graus”;* formado por três painéis de LEDs que mostram o percurso da água desde sua formação;* por meio das chuvas;* até a captação e encaminhamento para as estações de tratamento;* chegando;* enfim;* às casas dos clientes.
“Após a sessão de cinema;* as crianças visitaram uma reprodução;* em pequena escala;* de laboratório de análise de água da Sabesp. Lá;* os monitores explicaram como é feito o controle da qualidade da água fornecida pela companhia”;* contou.
Segunda ela;* ainda nessa etapa;* as crianças conheceram diversos tipos de fraudes em hidrômetros e aprenderam que furto de água é crime;* que penaliza a população;* estimula o desperdício e pode ser denunciado por qualquer cidadão por meio da Central de Atendimento 195;* da Sabesp;* ou no Disque-Denúncia (181);* da Secretaria da Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo.
“As crianças ficaram todas muito interessadas com as apresentações e com todo o equipamento e processo que a Sabesp realiza para levar água potável às nossas torneiras”;* afirma.
Ainda segundo a secretária;* outro ponto que chamou bastante a atenção das crianças foi a sala de “Realidade Virtual e Jogos”;* que foi apresentada às crianças no fim de toda a caminhada ao conhecimento da água.
Ao fim do percurso no interior da carreta;* as crianças tiveram a chance de brincar e aprender com os jogos interativos montados no interior da carreta. Além disso;* todos os alunos ganharam garrafinhas personalizadas de água e também gibis da Turma da Mônica sobre o assunto do uso racional da água.
“Os alunos se divertiram muito desde o momento em que foram assistir os filminhos até na demonstração de tratamento da águe e também na sala de realidade virtual e jogos;* onde;* por meio de joguinhos em uma tela touch screen;* caçaram fraudes e tentaram conectar corretamente ligações subterrâneas de água;* águas pluviais e esgotos”;* finalizou.
As apresentações tem cerca de 20 minutos e a carreta atende cerca de 15 crianças por sessão. O projeto já recebeu mais de 10 mil visitantes e vai percorrer vários municípios de São Paulo;* na Região Metropolitana de São Paulo e também no interior;* onde estará aberta à visitação de alunos de escolas públicas e privadas;* além do público em geral.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.