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Administração - Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016

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Procon alerta para os cuidados nas compras de Natal

Procon alerta para os cuidados nas compras de Natal


Procon alerta para os cuidados nas compras de Natal

O Natal está chegando e as lojas estão repletas de sugestões e promoções para quem não abre mão de presentear alguém nessa época. No entanto;* antes de ir às compras;* é preciso ficar atento para comprar com preços justos e direitos garantidos e;* o principal;* não estourar o orçamento.

Para isso;* o coordenador do Procon de Tupã;* Clóvis Saito;* recomenda seguir alguns passos que poderão mudar o seu natal para o melhor.

Segundo Clóvis;* antes de sair às compras é necessário pesquisar. O consumidor deve sempre pensar no quanto pode gastar;* já que no início do ano chegam as despesas inevitáveis como IPTU;* IPVA;* material escolar;* entre outras.

“Para quem deseja comprar presentes para os entes queridos a primeira coisa que devem fazer é planejar. O planejamento de gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário”;* alerta.

Após o planejamento;* é hora é pesquisar. Segundo o coordenador do Procon;* fazendo uma pesquisa de preços é possível encontrar grandes diferenças entre os estabelecimentos. A pesquisa também deve ser feita se a opção da pessoa for comprar pela internet.

“Nessas situações;* o consumidor deve ficar atento para não entrar em sites falsos. Nas compras via internet;* as recomendações de segurança são evitar clicar em links recebidos por e-mail ou publicidade na internet; pesquisar o endereço eletrônico da loja digite no campo apropriado em seu navegador e verificar na página do estabelecimento a existência de CNPJ;* endereço e telefones para contato; se não encontrar essas informações;* não compre;* pois o site pode ser falso”;* orienta.

Após a compra;* o coordenador recomenda que a pessoa imprima o comprovante com a descrição do pedido e a data provável de entrega do produto.

“Como acontece com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial;* nas compras pela internet o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso;* todos os valores pagos devem ser restituídos;* inclusive o frete”;* conta.

No caso de compras feitas pessoalmente nas lojas;* Clóvis orienta que a pessoa deve ser informada corretamente sobre as condições de pagamento;* como preço à vista e a prazo;* número de parcelas e taxas de juros mensal e anual. Sempre é possível negociar descontos;* principalmente para pagamento à vista.

“É importante ainda conhecer o produto que se pretende comprar;* assim;* ao adquirir um eletroeletrônico;* por exemplo;* é bom testá-lo na própria loja se for possível;* para conferir se ele está funcionando corretamente. É importante também verificar se o manual de instruções está em português e se o certificado de garantia e a nota fiscal acompanham a mercadoria”;* conta.

Segundo ele;* é preciso também observar ainda as embalagens dos produtos;* que devem ter todas as informações em português. “Alimentos e cosméticos devem apresentar diversos dados como registro no órgão competente;* prazo de validade;* composição;* volume ou quantidade;* o fabricante ou importador;* entre outros”;* ressalta.

Já no caso de roupas e calçados;* é importante verificar com o vendedor a possibilidade de troca caso o presente não sirva ou não agrade.

“O Código de Defesa do Consumidor só garante a troca se o produto apresentar defeito;* e ainda assim depois de ser enviado para a assistência técnica e não houver solução em até 30 dias. Para evitar transtornos;* conheça a política de troca do estabelecimento comercial”;* orienta.

Em caso de reclamação;* Clóvis orienta que o consumidor procure sempre o Procon do seu município. O órgão de Tupã fica localizado ao lado do Paço Municipal e funciona das 7h às 12 horas. O telefone para contato é 3491-5395.

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