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Saúde - Terça-feira, 03 de Janeiro de 2017

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Prefeitura implanta novo sistema de atendimento da UPA e prontos-socorros

Prefeitura implanta novo sistema de atendimento da UPA e prontos-socorros


Prefeitura implanta novo sistema de atendimento da UPA e prontos-socorros

Como medida para a melhoria no atendimento e também como forma de combater os rumores sobre o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento de Tupã (UPA);* o secretário Municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* divulgou na manhã desta segunda-feira (2);* novas medidas tomadas pela Prefeitura para a melhora no atendimento de urgência e emergência aos tupãenses.

De acordo com o secretário;* a nova proposta do Executivo é reduzir um médico na UPA e em contrapartida voltar os atendimentos de livre demanda nos prontos-socorros do Hospital São Francisco e Santa Casa;* medida que amenizaria as filas de espera enfrentadas na UPA de Tupã.

Laércio enfatizou ainda que mesmo com a redução de médicos plantonista na UPA;* a população seria beneficiada com os atendimentos em dois hospitais que reduziria as filas de espera na UPA de Tupã.

Segundo o secretário;* a medida também atende a nova regra do Ministério da Saúde;* da qual prevê a autorização na diminuição do número mínimo de médicos por UPA. Com as novas regras;* cada unidade poderá ter no mínimo dois médicos;* sendo um profissional por plantão.

Para ele;* o novo modelo de atendimento que está sendo adotado pela Prefeitura contribui para reduzir as despesas com os atendimentos de urgência e emergência e ao mesmo tempo garantirá à melhoria do atendimento a população.

“Fizemos uma reunião com o pessoal da administração do Hospital São Francisco;* Santa Casa e também da Unimed;* com a participação de alguns outros médicos da cidade e;* para colocar a medida em andamento priorizando o atendimento ao público e também realizando economia à nova administração;* optamos por diminuir um médico na UPA e reabrir o atendimento aos dois pronto socorros para a população;* assim;* o cidadão poderá escolher em qual unidade de saúde deseja ser atendido e também;* por consequência;* a fila de espera no atendimento da UPA diminuirá;* melhorando o atendimento ao público nas três unidades”;* conta.

Segundo o Laércio;* vale ressaltar que a medida de readequação do sistema de atendimento aos pacientes nas unidades de saúde de urgência e emergência de Tupã;* que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2017;* não altera o horário de funcionamento de nenhum dos hospitais ou da UPA;* que continuarão a atender 24 horas por dia.

“Até dia 31 de dezembro os prontos socorros dos hospitais só atendiam quem já havia sido pré-atendido pela UPA;* a partir dessa virada de ano;* conforme a determinação da nova gestão;* os prontos socorros acolherão qualquer paciente que necessitar de atendimento hospitalar”;* ressalta.

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