Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
1ª edição da FeirArt deste ano reuniu grande público em Varpa
A primeira edição da FeirArt deste ano, realizada no último sábado, superou todas as expectativas, atraindo um grande público ao distrito de Varpa. O evento, criado em 2013, chega à 40ª edição com fôlego renovado, graças à parceria entre a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Comissão Organizadora da FeirArt e a iniciativa privada, representada pela empresa 3W Eventos, que cedeu a tenda utilizada pelos artesãos.
O vice-prefeito e secretário de Cultura e Turismo, Caio Aoqui, agradeceu a confiança e participação dos artesãos. “Queria agradecer imensamente a receptividade de vocês. Agradecer a confiança da comissão organizadora e o carinho de todos; agradecer aos nossos vereadores que tem prestigiado os nossos eventos e parabenizar o vereador Charles, que é um grande incentivador da FeirArt. A administração tem que reconhecer, valorizar, apoiar e aprimorar aquilo que foi construído no passado e que tem dado certo. Fiz questão de conversar com todos os artesãos e pude constatar como esse projeto tem feito a diferença na vida de muita gente, ajudando a complementar a renda familiar. O prefeito Ricardo Raymundo, toda a nossa e eu vamos fazer o máximo possível para promover o bem comum da nossa cidade. É para isso que estamos aqui e foi para isso que a população de Tupã nos confiou seu voto”.
Caio também elogiou a união dos artesãos, que tem procurado fortalecer a FeirArt para beneficiar a todos e agradeceu o apoio do empresário Wagner Luques, que cedeu a tenda usada no evento. “Ele compreendeu as dificuldades econômicas que estamos enfrentando neste início de ano e gentilmente cedeu uma grande tenda para que pudéssemos abrigar todos os artesões com segurança, oferecendo todas as condições para que possam expor e vender os produtos. Então a gente só temos que agradecer e trabalhar cada vez mais para fomentar mais eventos como esse e ajudando cada tupãense a ter oportunidade não só de vender, mas também de desfrutar de momentos de lazer como esse”, finalizou Caio.
O vereador Charles do Passos, que foi um dos responsáveis pela implantação do projeto na gestão anterior, falou do orgulho e satisfação de poder continuar fazendo parte da FeirArt.
“É muito gratificante continuar fazendo parte da FeirArt, um projeto que conseguimos implantar em Varpa a pedido dos artesãos e produtores do distrito e que graças à união de todos já existe há mais de 3 anos e se Deus quiser vai continuar para sempre”.
Ao lado do também vereador Eduardo Edamitsu, Charles também agradeceu ao novo governo, através do prefeito Ricardo Raymundo e do vice-prefeito e atual secretário de Cultura e Turismo, Caio Aoqui, que não mediram esforços para dar continuidade aos projetos culturais, apesar da grave crise financeira enfrentada pela prefeitura.
“A nova administração já deu provas de que está interessada em fazer o melhor, não só por Varpa, mas por Tupã. O que é mais importante e mais significativo nessa nova gestão é o interesse de unir as forças em benefício do coletivo. Por isso, vamos trabalhar juntos para viabilizar aquilo que a população realmente necessita”, comentou.
A presidente da Comissão Organizadora da FeirArt, Silvana Nakamura, falou das dificuldades de realizar o evento sem parcerias e agradeceu o apoio da 3W Eventos e da prefeitura, que foram imprescindíveis para a realização da feira.
“Além de agradecer à comunidade de Varpa, que está sempre junto com a gente, gostaria de agradecer ao vice-prefeito Caio Aoqui, por são nos pequenos gestos que podemos identificar as grandes pessoas. E ele realmente tem se empenhado em nos ajudar, e estou muito feliz de você estar aqui, ajudando inclusive a gente a colocar as mesas. E também não podemos deixar de agradecer ao Charles dos Passos, que foi quem trouxe a FeirArt para Varpa e a quem a gente também tem uma eterna gratidão”, agradeceu.
Elogios dos artesãos
Apesar do curto espaço de tempo para realizar a primeira edição da FeirArt deste ano, os artesãos foram unânimes em elogiar a organização do evento, que reuniu participantes não só de Varpa, mas também de Tupã e até de outras cidades como Queiroz, Arco-Íris e Bauru.
Olga Padovitte, que comercializa doces, bolos e petiscos típicos da Letônia, agradeceu à prefeitura por retomar a FeirArt, destacando que a feira é uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem a culinária leta. “Eu trabalho com produtos gastronômicos letos, tudo artesanal, tudo feito em casa. E a FeirArt é uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem a nossa culinária. E felizmente a aceitação tem sido muito boa”, afirmou.
Já a artesã Frida Medeiros, da cidade de Bauru, revelou que já morou em Varpa quando era criança e que faz questão de voltar ao distrito em todas as edições da FeirArt.
“Eu sempre gostei de fazer artesanato e venho à FeirArt de Varpa desde sua primeira edição. Acho esse evento muito bom, e o pessoal está animado para expor os artesanatos e seus produtos. Eu, que comercializo tapetes, bordados à mão, mandalas e roupas de lã, aproveito para expor meus produtos e visitar meus amigos e familiares”. Afirmou.
Jair Pinheiro, que faz parte do projeto Feira do Produtor Rural, uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), prefeitura e Sindicato Rural, destacou que a FeirArt é uma mais oportunidade para os produtores expor e comercializar seus produtos.
“Muita gente ainda não conhece a Feira do Produtor Rural então a FeirArt é uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem o projeto, que tem por objetivo evitar a figura do atravessador, ampliando as oportunidades de comercialização para os pequenos agricultores e ao mesmo tempo oferecendo aos consumidores produtos de qualidade e com preços mais em conta. E graças a Deus a participação nessa feira tem sido extremamente para todos nós”, declarou.
Trabalhando com produtos de EVA, jornal, os crochês e bordados em guardanapos, a artesã Dominicida da Silva, mais conhecida como “Doca”, disse que deixou o projeto temporariamente para trabalhar com idosos e falou da alegria em voltar a fazer parte do evento.
“Eu trabalhava com idosos e parei um tempo. Depois continuei com meu grupo, e fui muito bem recebida, graças a Deus. É uma honra de ser convidada e participar desse projeto e estou muito. E se depender de mim vou fazer o possível para que a FeirArt cresça cada vez mais, beneficiando cada vez mais pessoas”, afirmou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.