A cidade de Tupã já está inscrita no programa federal “Mais Médicos”. O cadastro foi feita via internet;* através do portal do ministério da Saúde. O prefeito Manoel Gaspar e o secretário de Saúde;* Antônio Brito estão em São Paulo;* participando de reuniões com vários gestores e secretários de outras cidades que desejam inscrever seus municípios no programa.
Segundo dados do Ministério da Saúde;* até agora mais de 2.500 municípios foram inscritos. O “Mais Médicos” faz parte de um pacote do Governo Federal que levará mais médicos às regiões carentes do país. Em especial nos municípios do interior e nas periferias de grandes cidades.
Uma recente reportagem do Jornal Estado de São Paulo mostrou que a oferta de médicos cresceu apenas 13;*4%;* enquanto o número de estabelecimentos hospitalares aumentou 44;*5%;* os leitos 17;*3% e equipamentos;* 72;*3%.
Os profissionais que atuarão no programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil;* paga pelo Ministério da Saúde;* mais ajuda de custo;* e também receberão uma especialização em atenção básica durante os três anos do programa.
Os municípios que forem contemplados com o programa ficam responsáveis por garantir moradia e alimentação aos médicos;* além de garantir reformas e melhoria nas unidades de saúde.
Além da chamada de médicos;* a iniciativa prevê o aumento das oportunidades de formação médica no país;* com a criação de 11;*5 mil novas vagas de Medicina e 12 mil de residência em todo o Brasil;* além do aprimoramento da formação médica com a inclusão de um ciclo de dois anos na graduação em que os estudantes atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda de acordo com o Ministério;* a prioridade nas vagas será de médicos brasileiros;* e somente as que não forem preenchidas serão oferecidas aos estrangeiros.
A lista de todos os municípios inscritos por ser vista pelo portal: saude.gov.br
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.