VIII Conferência debateu projetos e propostas para valorização do setor
VIII Conferência debateu projetos e propostas para valorização do setor
Também foram escolhidos os delegados para a Conferência Estadual
Representantes de Associações de Bairros;* membros de Conselhos Municipais;* representantes de entidades beneficentes e população em geral participaram nesta quinta e sexta-feira;* dias 25 e 26;* da votação das propostas da VIII Conferência Municipal de Assistência Social que enfocou o tema “A Gestão e o Financiamento do Sistema Único de Assistência Social”. Na oportunidade;* também foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Regional em local ainda há definir.
Foram eleitos os seguintes delegados e suplentes: Sociedade Civil;* Maria Filomena Pantolfi de Souza/Conceição Pereira da Silva Neves e do Poder Público;* Silmara Amaral Neves Grassi/Ana Paula da Costa. A secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* agradeceu todas as pessoas e entidades presentes no evento. “Está Conferência que se encerra hoje foi um grande sucesso porque vocês apresentaram propostas muito boas para fortalecer as ações em prol das famílias mais vulneráveis socialmente”. Também agradeceu o apoio da Câmara Municipal que apoiou a realização do evento.
Isaura coordenou os trabalhos;* esteve atenta a todos os temas debatidos e fez parte das discussões e apresentação de propostas dentro dos seis eixos temáticos propostos;* assim como a vereadora Telma Tulim;* que apresentou propostas e debateu com os presentes a criação e reformulação do trabalho desenvolvido pela secretaria de assistência social e as entidades assistenciais de Tupã;* que atendem;* alem da cidade;* muitas cidades da região.
Diversas propostas foram apresentadas durante a VIII Conferência;* propondo ao governo municipal ações para sanar as demandas do dia a dia. As propostas também beneficiam as entidades da cidade que atendem centenas de pessoas dando a elas a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida.
Na quinta-feira;* dia 25;* o tema proposto para o evento foi enfocado pela doutora em assistência social Eliana Frois;* que discorreu sobre o gerenciamento e financiamentos dos projetos que inserção social como Programa Bolsa Família;* Beneficia de Prestação Continuada (BPC);* entre outros. “Temos conseguido nos últimos anos mais ações para inserir a população mais vulnerável aos programas sociais e melhorar sua qualidade de vida”.
Eliana destacou durante sua palestra que desde o inicio da colonização até pouco tempo houve uma política de distribuição de riquezas injusta e não democrática. De acordo com ela;* hoje os administradores públicos estão que enfrentar este desajuste social;* através de programas de benefícios sociais que consiga dar as famílias menos favorecidas o básico para se viver. Em contrapartida;* estas famílias tem que colaborar também colocando seu filho da escola;* vacinação em dia e realizando cursos profissionalizantes como o PRONATEC.
O vereador Luis Carlos Sanches;* que participou da noite de abertura disse que a participação da sociedade representada é muito importante para que o governo municipal possa saber de perto quais as reais ações tomar para o desenvolvimento social da população que requer mais de ações públicas. “Espero que vocês dêem suas contribuições para que as pessoas menos favorecidas financeiramente possam conseguir seu lugar dentro da sociedade”.
O vice prefeito;* Thiago Santos;* frisou a participação da sociedade tupãense no evento para que fortalecer as entidades beneficentes. “As entidades beneficentes;* filantrópicas e clubes de serviço são responsáveis por cuidar de centenas de crianças;* jovens e adultos;* por isso;* que temos que ter uma política social muito dinâmica e resolutiva para que as pessoas beneficiarias destas entidades possam evoluir e conquistar seu espaço da sociedade”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.