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Procon divulga balanço positivo das ações realizadas em janeiro
O Procon de Tupã;* órgão vinculado à Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* divulgou um balanço das ações realizadas em janeiro de 2017 e o relatório de desempenhos;* reclamações e decisões fundamentadas de cada processo aberto pelos consumidores e fornecedores tupãenses.
De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico;* Marcus Zanelato;* somente nos primeiros 30 dias foram registrados 128 atendimentos preliminar;* 61 CIP (carta de informação preliminar) e outros 40 direcionamentos para atendimento específico;* totalizando 229 atendimentos;* abrangendo consultas;* orientações;* reclamações;* atendimentos telefônicos e envios de carta de informação preliminar.
O balanço revela também um aumento positivo de 95% no número de aproveitamento e resultados obtidos através dos atendimentos do mês de janeiro.
Segundo Marcus;* a área que liderou foi a de serviços;* seguida por assuntos financeiros e produtos. “Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo;* mediante remuneração;* abrangendo os de natureza bancária;* financeira;* de crédito e securitária. Portanto;* é tudo que o consumidor paga para ser feito;* desde telefonia celular e bancos;* até comércio local”;* disse.
Segundo o secretário;* esse crescimento no número de atendimentos no se deve as compras de fim de ano;* onde os consumidores;* com o objetivo de evitar filas e espera no atendimento;* acabam optando pelas compras virtuais e quando o produto não chega o PROCON é o único órgão onde recorrer.
“O mês de janeiro geralmente é muito conturbado;* pois as pessoas compram mais em dezembro do que em qualquer outro mês do ano;* e quando passa o mês e o presente não chega todos recorrerem ao Procon;* que é a medida certa a ser feita;* porém algumas medidas preventivas poderiam ajudar nesse processo de compras de fim de ano;* a primeira delas e a mais importante é pesquisar bastante para saber se o site onde existe o produto desejado é de confiança”;* orienta.
De acordo com Marcus;* o crescimento no número de atendimentos se deve também ao novo modelo de gestão que está sendo oferecido à população de Tupã;* isto é;* capacitando seus servidores e trazendo uma política de esclarecimento e conscientização da legislação para o consumidor.
“Os consumidores estão cada vez mais informados e preparados para lidar com as diversas situações enfrentadas no dia a dia. O Procon também desenvolve trabalhos de conscientização com os fornecedores;* que têm respeitado mais os diretos dos consumidores. Nosso interesse é reforçar os trabalhos de educação para o consumo consciente;* e reduzir ainda mais o número de consumidores que recorrem ao Procon”;* completa.
Ele explica ainda que o trabalho do Procon é voltado para as questões que envolvem relação jurídica de consumo;* regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor.
“O Procon atende;* informa e ajuda o consumidor”;* resume. A sede do Procon fica na Praça da Bandeira;* 291;* centro. O atendimento é feito de segunda a sexta;* das 7h30 às 14h30. Mais informações pelo telefone 3491-5395.
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R$ 2,00
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R$ 108,54
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