.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Meio Ambiente - Quinta-feira, 02 de Março de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

População ainda pode participar da pesquisa sobre transporte coletivo

População ainda pode participar da pesquisa sobre transporte coletivo


População ainda pode participar da pesquisa sobre transporte coletivo

A população tupãense ainda pode participar da pesquisa que ajudará a readequar o serviço de transporte coletivo urbano oferecido na cidade. De acordo com a secretária municipal de Planejamento;* Jeane Rosin;* a pesquisa simplificada de origem e destino é aberta a todos os moradores e ajudará a apontar o volume de viagens realizadas no dia a dia dentro da cidade;* incluindo horário de saída e chegada e local de origem e destino.

“O transporte coletivo urbano é definido pela Constituição Brasileira como um serviço público essencial e por isso deve ser eficiente e extremamente confiável. Por este motivo;* a Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria de Planejamento;* está realizando um estudo para reestruturar as linhas de transporte coletivo municipal”;* afirmou.

Para participar da pesquisa basta acessar o site na prefeitura (www.tupa.sp.gov.br) e clicar no banner/link para acessar o formulário online e responder às perguntas. O link para acessar a pesquisa também estará disponível no facebook da prefeitura (www.facebook.com/Prefeitura.Tupa). Quem não tem acesso à internet pode procurar a Secretaria Municipal de Planejamento;* localizada na rua Nhambiquaras ;* 1.555;* Jardim Nossa Senhora de Fátima (anexo ao Almoxarifado Municipal)

Jeane explicou também que as informações obtidas na pesquisa serão sistematizadas e organizadas;* de forma a detectar pólos geradores de tráfego e compreender a demanda real e os principais pares de origem e destino. Segundo a secretária de Planejamento;* através dos dados obtidos na pesquisa será possível traçar novas linhas de transporte coletivo e reorganizar os outros modais de acordo com a demanda atual para atender a população adequadamente.

Ela ressaltou ainda que para estabelecer critérios para requalificar o sistema de mobilidade urbana de uma cidade;* é necessário inicialmente caracterizar as viagens realizadas dentro dos limites urbanos quanto à frequência e o tipo de transporte utilizado e destacou a importância da participação da população para que o trabalho realmente possa atingir seus objetivos.

“A participação de todos é extremamente importante e indispensável. A prefeitura só terá condições de reestruturar o serviço com a colaboração e participação dos cidadãos que se deslocam diariamente pelas vias de Tupã;* independente do modo de transporte utilizado. Por isso pedimos a todos que participem da pesquisa e deem sua contribuição para melhorar o serviço de transporte coletivo urbano”;* afirmou.

Mobilidade Urbana

Para a secretária de Planejamento;* a readequação do transporte coletivo urbano faz parte de um projeto maior e mais complexo;* que é a requalificação do sistema de mobilidade urbana;* que influencia diretamente o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Ela explicou que à medida que a cidade expande seus limites urbanos;* as distâncias percorridas no dia a dia aumentam junto com a malha viária. E quanto mais vias são construídas;* mais carros são colocados em circulação;* e geralmente em quantidade superior ao suportado pela infraestrutura existente;* prejudicando mobilidade.

Jeane enfatizou também que a iniciativa da prefeitura atende às diretrizes do O Ministério das Cidades;* que por meio da Lei de Mobilidade;* estabelece parâmetros e diretrizes para as cidades garantirem um desenvolvimento urbano sustentável. Segundo a secretária;* entre esses parâmetros;* os meios de locomoção não motorizados;* como pedestres e ciclistas e o transporte coletivo são considerados prioritários em relação aos automóveis particulares.

Além da reestruturação das linhas de transporte coletivo;* os urbanistas da prefeitura também já estão estudando locais para futura implantação de ciclovias e ciclofaixas;* garantindo a prioridade dos meios de transporte não motorizados sobre os motorizados;* obedecendo ao Plano de Mobilidade Municipal e à Lei de Mobilidade Urbana.

A secretária de Planejamento defende que a implantação de trechos preferenciais ou exclusivos para ciclistas irá beneficiar a população que utiliza a bicicleta para se deslocar pela cidade;* e incentivará outras pessoas a adotarem este meio de transporte;* reduzindo o fluxo de carros na cidade e melhorando a qualidade de vida da população através do deslocamento ativo e da redução da poluição sonora e atmosférica.

513 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.