Cursos técnicos do PRONATEC oferecem qualificação profissional
Cursos técnicos do PRONATEC oferecem qualificação profissional
São 13 cursos gratuitos para pessoas acima de 16 anos
Os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec);* em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a Prefeitura Municipal de Tupã e o Governo Federal vem mostrando resultados. Desde Junho foram iniciadas turmas em oito cursos diferentes.
E na próxima quinta-feira (01/08) começam as aulas para costureiro industrial de vestuário;* que vão ensinar duas turmas de 15 alunos cada;* e mais duas turmas de 15 alunos cada;* para o curso de modelista.
Um dos cursos mais procurados foi de operador de computador;* o professor que ministras as aulas;* Fábio Martinez contou que ele tenta balancear a forma de ensinar;* porque existem os alunos que já conhecem o básico e aqueles que nunca aprenderam. “Ao mesmo tempo em que;* no curso nós temos os alunos que chegam aqui com uma noção;* tem os alunos que nunca tiveram ou mexeram em um computador.”
A dona de casa Sônia Ferreira;* disse que fazendo o curso a oportunidade de conseguir um emprego é muito maior. Ela fala que ainda vai sentir saudades quando as aulas acabarem. “Aprendi muita coisa;* e não tenho computador em casa e havia mexido uma vez só antes daqui.”
O auxiliar de pedreiro;* Clenywando de Lima;* também não possui computador em sua casa e para ele a oportunidade de aprender é muito gratificante. ”Gosto tanto daqui que pretendo continuar fazendo os outros cursos”;* finaliza.
Para Vitor Fábio;* os cursos oferecidos pelo Pronatec dão a chance de continuar no mercado de trabalho. Ele participa das aulas de torneiro mecânico e contou que antes estava desempregado e precisou voltar a morar com seus pais na zona rural da cidade. “Esta profissionalização na área era um requisito da empresa onde trabalhava. Agora tenho essa oportunidade de me especializar.”
Dos 12 alunos que pretendem se profissionalizar em mecânica;* duas são mulheres Lucicléia da Silva;* falou que lá não existe preconceito;* e quando viu sobre o curso;* achou interessante e que pretende trabalhar na área quando ganhar o certificado.
O Senai hoje conta com novas instalações de mais duas salas de aulas para atender os novos cursos PRONATEC. As salas foram viabilizadas por meio do vice-prefeito;* Thiago Santos;* em conjunto com a Câmara dos Vereadores;* através do vereador Ribeirão.
Mais informações sobre o curso e as aulas podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3441- 6188
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.