Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Campanha contra Tuberculose termina amanhã
Desde o último dia 2 de março;* a Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do setor de Vigilância Epidemiológica está realizando ações que visam identificar precocemente os casos de tuberculose.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã;* Joselaine Pio Rocha;* as ações foram realizadas até o último dia 20 através de trabalhos educativos nas instituições e visitas do Agente Comunitário de Saúde para orientações domiciliar.
“As instituições são locais de risco;* por isso;* os nossos trabalhos foram focados nesses locais. O nosso objetivo é orientar as equipes que lidam com pacientes para estar atentos aos sinais e aos sintomas. Além disso;* é necessário também que deixem os lugares arejados e orientam os pacientes a não dividir utensílios e acessórios de higiene pessoal. Muitas vezes;* os assistidos dormem nos mesmos quartos;* por isso é importante a intensificação nesse trabalho”;* disse.
Jose completou informando ainda que principal a campanha é extremamente importante para identificar precocemente os casos da doença;* pois quando o diagnóstico ocorre no hospital é porque a doença já se agravou.
A enfermeira explicou que hoje e amanhã;* a equipe estará realizando intensificação nas unidades de saúde em busca de novos casos. Porém;* os trabalhos continuam sendo realizados como rotina em todas as unidades.
“Mesmo após dia 22;* as pessoas podem procurar pela Unidade de Saúde. Caso apresentem tosse;* ao invés de uma amostra de baciloscopia (BK);* no exame de rotina serão coletadas duas amostras”;* afirmou.
Tratamento
Jose explicou que em caso positivo da doença;* o tratamento começa imediatamente. O tratamento tem duração de seis meses e conta com medicação mensal;* após consulta a agendamento.
“Quando a tuberculose é descoberta e tratada da maneira correta;* a doença tem cura. Porém;* é extremamente importante ressaltar que o tratamento não pode ser interrompido;* pois a doença volta ainda com mais força”;* disse.
Jose finalizou ressaltando que é necessário também um acompanhado diário ou no mínimo três vezes por semana. Além disso;* a medicação é gratuita e disponibilizada em qualquer unidade de saúde.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.