A Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Saúde;* trabalha atualmente com grupo de obesidade infantil. As crianças acima do peso são acompanhadas na Unidade Básica de Saúde “Edmundo Vieira Prado”;* localizada na Avenida Tancredo Neves;* Vila Formosa.
A Secretaria de Saúde informou que as crianças que estão acima do peso recebem o acompanhamento nutricional;* atendimento pediátrico e de enfermagem. O acompanhamento é realizado mensalmente. O secretário de Saúde;* Antônio Brito;* disse que o problema da obesidade infantil é um problema contemporâneo e que é preciso que os pais fiquem atentos. “Hoje a alimentação;* principalmente das crianças;* é inadequada;* como é o caso dos fast Food. Por isso;* estamos realizando estes acompanhamentos com grupos de obesidade infantil “.
Brito disse que o resultado está sendo ótimo. “É preciso lembrar que os pais tem um papel fundamental neste processo;* visto que eles que compram os alimentos e fiquem com eles a maior parte do tempo”. Os pais que gostariam de receber mais informações sobre como controlar a obesidade podem participar das aulas na modalidade obesidade do Programa Alimente –se Bem;* do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) que ainda conta com vagas. Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento Social;* localizada na Avenida Tapuias;* 807;* ou através do telefone 3441-5566.
Brito destacou que a criança obesa deve praticar atividades físicas de forma regular. Também orientou os pais sobre as atividades culturais do Projeto Escola de Segundo Turno-Crescer Juntos;* da Secretaria de Educação;* que dispõe de diversas modalidades esportivas e pedagógicas;* com objetivo de ocupar o tempo e participar de atividades físicas.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.