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Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 05 de Maio de 2017

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Escolas municipais realizam projetos promovendo a família no contexto escolar

Escolas municipais realizam projetos promovendo a família no contexto escolar


Escolas municipais realizam projetos promovendo a família no contexto escolar

O escritor Rui Barbosa afirmou: “família é a célula mater da sociedade”. A família é de fato a primeira sociedade da qual se faz parte. Nela vivemos a maior parte da nossa existência. Sendo a única que possui laços indissolvíveis;* tornando-se assim a mais importante. Diante disso;* destruída a família;* a sociedade se desfará automaticamente.

Pensando nisso;* a Secretaria Municipal de Educação;* tem priorizado projetos que envolvam as famílias e desenvolvam nas crianças a noção da importância da família em sua formação.

Segundo o secretário Municipal de Educação;* Mauro Guerra;* durante o mês de abril;* aEMEIEF Sônia Maria Gomes Jerônimo iniciou com os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental o “Projeto Leitura;* Minha família e eu” que tem o objetivo de incentivar o gosto pela leitura; conhecer histórias variadas; ampliar o vocabulário e reunir à família;* possibilitando assim o diálogo;* a troca;* a interação e a união entre seus membros além de despertar ainda mais a imaginação;* a curiosidade;* a comunicação e a autoestima das crianças propiciando a ampliação dos critérios de escolha de leituras e o comportamento leitor e escritor.

O projeto acontecerá durante todo o ano letivo onde os alunos levarão para casa uma sacola de TNT contendo um livro de história infantil (pré-selecionados e organizados na sala pelo professor para que o aluno faça sua escolha);* um caderno de registro intitulado diário de leitura onde terão que registrar o título do livro;* o autor e o ilustrador e ilustrar o que mais lhe chamou atenção;* usando escrita (apoiados pelos pais ou responsáveis).

“Depois;* em sala;* cada aluno apresentará sua leitura aos colegas. Na apresentação;* o aluno também poderá argumentar as perguntas feitas pelos colegas ou pela professora sobre o livro na intenção de mediar e valorizar o comportamento leitor nas crianças. Na socialização o professor oportuniza o momento para a explicitação dos critérios de escolha do aluno;* dando-lhe a oportunidade de ampliá-los”;* explica.

De acordo com Mauro;* para a primeira etapa da Educação Infantil existe uma variação no projeto;* onde semanalmente apenas uma criança leva a pasta com o diário e depois faz a socialização como descrito acima.

“Isso ocorre para que o projeto não perca o sentido e desperte ainda mais o interesse das crianças;* pois sabem que no ano seguinte o desafio será maior;* onde todos poderão levar seus livros;* registrar e socializar em conjunto na sala de aula”;* comentou.

Segundo ele;* o projeto se justifica pelo fato de que a criança na faixa etária de 4 a 6 anos adora histórias de príncipes;* princesas;* animais falante;* bruxas;* pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário e de sua fantasia. Partindo dessa realidade;* observa-se que é o momento oportuno para inseri-las no contato com os livros;* com obras clássicas e modernas;* conhecendo autores e ilustradores renomados com obras de alta qualidade ótimas para despertar na criança o hábito da leitura.

“Tudo isso se torna ainda mais prazeroso quando ouvidas em família;* no aconchego do colo do papai ou da mamãe;* do avô;* da avó ou dos irmãos;* propiciando um momento agradável e tranquilo muitas vezes deixado de lado pela correria do dia a dia. Além de ser uma oportunidade para que as crianças deem seus primeiros passos na leitura sozinha;* descobrindo suas primeiras palavras;* ou realizando a leitura de imagens”;* disse.

De acordo com o secretário;* o ato de indicar suas leituras é muito rico. Crianças que recomendam suas leituras a outras crianças ou aos adultos expressam seus gostos e preferências;* selecionam o que e como dizer para ganhar um leitor a mais;* e avaliam o que ler;* atendendo às recomendações dos outros.

“Além disso;* ao longo do ano as crianças ampliam seus repertórios literários e exploram as características do gênero podendo vivenciar a função social e desenvolver seus comportamentos leitores e escritores”;* finalizou.

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