Novos cursos e cooperativa de costura serão lançados hoje
Novos cursos e cooperativa de costura serão lançados hoje
60 alunos aprenderão as técnicas de costura industrial e modelista
Acontece na tarde de hoje;* o lançamento dos novos cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC);* em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai);* a Assistência Social;* por meio da Prefeitura Municipal de Tupã e o Governo Federal.
Serão instaladas mais duas salas de aulas localizadas no Parque da Microempresa Industrial;* que foram cedidas por meio da Secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar para atender os novos cursos do Pronatec.
A partir desta quinta;* começam as aulas de qualificação profissional de costureiro industrial do vestuário;* que vão ensinar duas turmas de 15 alunos cada. As turmas foram divididas nos períodos da tarde e noite. Os alunos aprenderão sobre as técnicas e o desenvolvimento de competências referentes à execução de operações básicas de costura em máquinas reta;* overloque e maquinas especiais;* de acordo com procedimentos da empresa;* normas ambientais e de segurança.
Já o Curso de Qualificação Profissional de Modelista;* também contará com duas turmas de 15 alunos cada;* nos períodos da tarde e noite. As aulas visam o desenvolvimento e aprendizagem sobre a modelagem de confecções de reprodução;* ampliação e a redução de moldes;* de acordo com procedimentos técnicos;* normas ambientais e de segurança.
As aulas de Modelista tem duração de 210 horas. Já o curso de Costureiro Industrial do Vestuário tem duração de 200. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira.
Na oportunidade também será feita a inauguração da nova cooperativa de costura que será implantada em Tupã;* também através da Secretaria de Assistência Social. “Vamos voltar a incentivar o cooperativismo através da costura;* criando oportunidade para que as empresas de Tupã tenham mão de obra e nossos cidadãos tenham uma qualificação e um emprego”;* disse Isaura Gaspar.
Mais informações sobre as aulas podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3441- 6188
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.